TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação De Conflito - Plano De Aula 09

Trabalho Escolar: Mediação De Conflito - Plano De Aula 09. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  2.708 Visualizações

Página 1 de 2

A prática da mediação seguiu os preceitos da negociação cooperativa. Tendo como procedimento três formas de abordagem.

a) Mediação satisfativa - sendo contribuição da escola de Havard, foram elaborados conceitos e procedimentos fundamentais para qualquer tipo de mediação. Esses conceitos são aplicados como técnica de negociação e priorizam o conflito objetivo, visando um acordo negociado. Essas técnicas foram destinadas, inicialmente, na contribuição da superação de constantes impasses entre países. São elas:

1. posição e interesse, onde a primeira, considerada como atitude polarizada e explícita dos medianos, e a segunda, como contraditório e antagônicos, a seerem identificados.

2. técnicas de criação de opções para a satisfação de interesses identificados.

3. necessidade de observação dos dados de realidade ou padrões técnicos, éticos, jurídicos ou economicos;

4. importancia de separar o conflito subjetivo do conflito objetivo.

b) Mediação circular-narrativa - agrega ao modelo satisfativo conceitos da teoria geral dos sistemas, da cibernética e da teoria da comunicação.

Parte do reconhecimento da importância da conversa, aprendemos e desenvolvemos nossa arte de conversar com outros. Dessa forma, é considerada como um processo conversacional que ocorre a partir da comunicação e essa comunicação pode ser: analógica, não-verbal, digital e/ou verbal, integrando assim o processo de conversar.

A tarefa do mediador, é desestabilizar as histórias e possibilitas que os mediandos construam novas histórias.

c) Mediação transformativa - nesse modelo de mediação também encontramos a contribuição daescola deHavard, principalmente quanto à origime da complexidade, instabilidade e intersubjetividade das relações, deve ser considerada também a contribuição da mediação sistêmica (o conteúdo e abrangência é perceber as relações humanas como um processo de interdependência entre as ações e reações.

No que diz respeito à teoria da comunicação, também adota técnicas para aperfeiçoar a escuta do mediador, sua investigação e reformulação da comunicação, através da paráfrase e dos questionamentos.

Adota em suas estratégias o resumo, auxilía no aperfeiçoamento da comunicação sobre as questões que tem relação com o conflito.

Engloba técnicas da mediação satisfativa, os elementos já citados que são complexidade, intersubjetividade e instabilidade. Destaca a importância da pré-mediação e dos conceitos e procedimentos, como: posições, escuta, quetionamentos, prevalência dos aspectos intersubjetivos do conflito, resumos, interesses, opções, dados de realidade e acordos subjacentes.

Contextps de aplicação da mediação:

1. Mediaçao Familiar que tem por objeto a familia em crise,

2. Mediação Escolar que visa solucionar oas conflitos nas instituições de ensino.

3. Mediação Comunitária busca desenvolver os valores como: crênça , conhecimentos , atitudes e comportamentos objetivando o fortalecimento de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com