Meios Corrosivos
Monografias: Meios Corrosivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cliciastellet • 26/11/2014 • 1.213 Palavras (5 Páginas) • 1.318 Visualizações
Meios Corrosivos
Os meios corrosivos em corrosão eletroquímica são responsáveis pelo aparecimento do eletrólito. O eletrólito é uma solução eletricamente condutora constituída de água contendo sais, ácidos ou bases.
- Atmosfera:
Ocorre em atmosfera isenta de umidade e sem a presença me filme eletrólito na superfície. A ação corrosiva da atmosfera depende fundamentalmente dos fatores:
▪ umidade relativa;
▪ substâncias poluentes – particulados e gases;
▪ temperatura;
▪ tempo de permanência;
Além destes fatores, devem ser considerados os fatores climáticos como intensidade e direção dos ventos, variações de temperatura e umidade, chuvas, insolação.
- Solos:
O comportamento do solo como meio corrosivo deve ser considerado de grande importância, levando-se em consideração as enormes extensões de tubulações enterradas. Os solos contêm umidade, sais minerais e bactérias. Alguns solos apresentam também, características ácidas ou básicas. O eletrólito constitui-se principalmente da água com sais dissolvidos;
- Águas naturais
Os materiais metálicos em contato com a água tendem a sofrer corrosão, a qual vai depender de várias substâncias que podem estar contaminando a mesma. Os mais freqüentes contaminantes são:
▪ Gases dissolvidos ( oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, cloro, amônio, dióxido de enxofre, trióxido de enxofre e gás sulfídrico.
▪ Sais dissolvidos ( cloretos de sódio, ferro e magnésio, carbonato de sódio, bicarbonatos de cálcio, magnésio e ferro.
▪ matéria orgânica de origem animal ou vegetal.
▪ bactérias, limos e algas;
▪ sólidos suspensos.
- produtos químicos: Em equipamentos usados em processos químicos deve-se levar em consideração duas possibilidades:
▪ deterioração do material metálico do equipamento;
▪ contaminação do produto químico.
– Alimentos
:A importância do efeito corrosivo dos alimentos está ligada a formação de possíveis sais metálicos tóxicos.
Além da toxidade, eles podem alterar as característica dos alimentos como sabor, aroma e aparência, bem como ocasionar rancidez.
- Solventes Orgânicos
Como os solventes orgânicos são compostos com ligações covalentes e portanto não são considerados eletrólitos, os casos de corrosão originados por eles ficam mais relacionados com a presença de impurezas que podem existir nos mesmos, tornando-os corrosivos para determinados materiais metálicos.
Assim, é bem conhecida a ação da água aquecido ou do vapor sobre alguns solventes clorados como clorofórmio, dicloroetano, tricloroetileno, cloreto de metileno e tetracloreto de carbono, produzindo hidrólise dos mesmos, com formação de ácido clorídrico, provocando corrosão.
– Madeira e plásticos
Embora não sejam frequentes casos de corrosão associados com madeira e plásticos, deve-se considerar a possibilidade de tais materiais sofrerem decomposição, originando produtos corrosivos. A madeira pode emitir vapores corrosivos, geralmente constituídos de ácido acético, provenientes da hidrólise de substâncias orgânicas.
O ácido acético é o maior responsável pela ação corrosiva. Em alguns casos a madeira sofre tratamento com preservativos para evitar sua decomposição por ação microbiológica.
No caso de plásticos, pode-se ter a formação de vapores corrosivos originados por
decomposição, geralmente térmica ou, em alguns casos, microbiológica.
Em alguns casos verificou-se casos de corrosão em materiais usados em equipamentos eletricos, devidos a decomposição de plásticos.
-Velocidade de corrosão
Basicamente a velocidade de corrosão pode ser calculada pela variação de massa em uma certa área, por unidade de tempo (M.L-2.T-1). Em tubulações, é comum determinar-se a perda de espessura.
-Polarização:
Quando dois metais diferentes são ligados e imersos em um eletrólito, estabelece-se uma ddp entre os eletrodos resultantes. Fechando-se o circuito externo, observa-se uma diminuição dessa diferença de potencial com o tempo:
>O potencial do ânodo se aproxima ao do cátodo, e do cátodo se aproxima ao do ânodo.
>Tem-se o que se chama de polarização dos eletrodos, ou seja, polarização anódica no ânodo e polarização catódica no cátodo.
*Polarização por ativação (hativ) Decorrente de barreira energética existente para que a transferência eletrônica possa ocorrer (energia de ativação).
*Polarização ôhmica (hW) A sobretensão ôhmica resulta de uma queda i R (densidade de corrente e resistência), podendo ser causada pela resistividade do eletrólito ou pela formação de produtos sólidos sobre a superfície do eletrodo de trabalho.
-Passivação
Processo que depende do material e do meio
>Crômio, níquel, molibdênio, titânio, zircônio, aços inoxidáveis passivam-se ao ar;
>Chumbo sofre passivação em ácido sulfúrico;
>Magnésio sofre passivação em água;
>Ferro sofre passivação em ácido nítrico concentrado .
Na passivação, o metal adquire potencial de redução mais nobre, por formação de película superficial que o protege da corrosão.
No entanto, o filme de óxido pode ser facilmente destruído, bastando um leve choque para destruir a película .
-Diagramas de Pourbaix:
...