Melasma, causas e tratamentos
Por: Thaiane Moreira • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
4 REFERÊNCIAS 6
- INTRODUÇÃO
Essa atividade em grupo tem a finalidade de agregar teoria e prática através da metodologia bibliográfica e de pesquisa de campo associando os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a pesquisa realizada através de questionário aplicado em quinze mulheres. As pesquisas foram realizadas na cidades de Ourolândia e Saúde.
- DESENVOLVIMENTO
O melasma é uma hipermelanose adquirida que causa o aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente nas áreas expostas ao sol, como rosto, colo e braços, por influência do aumento de produção de melanina. Essas manchas ocorrem frequentemente em mulheres entre vinte e cinquenta anos, mas acontecem em cerca de dez por cento em homens. Não há uma causa definida para o surgimento do melasma, mas sabemos que tal distúrbio está relacionado a exposição solar sem a devida proteção, alterações hormonais, tais como uso de anticoncepcionais, gravidez, genética, reações fototóxicas e fatores emocionais.
Na pesquisa realizada através de um questionário aplicado em quinze mulheres, observamos que 50% tem entre quarenta e cinquenta e nove anos, 30% entre vinte e seis a trinta e nove anos e 20% maior ou igual a sessenta anos. Destas, 60% afirmaram ter melasmas, enquanto que 40% disseram não possuir essa discromia. Das 60% que responderam que possuem manchas escuras na pele, todas afirmaram que os fatores que levaram o aparecimento das manchas foram os externos, como radiação ultravioleta e luz artificial. Foi indagado para as que possuem melasmas se estas já realizaram algum procedimento para o tratamento das manchas, todas afirmaram que não. Verificou-se também que 60% são do lar, 20% estão na qualificação de aposentada, valor igual das que se consideram ativas no mercado.
Foi perguntado para as entrevistadas se elas acham que a alimentação exerce influência no tratamento dos melasmas, 70% delas disseram que sim, e citaram que frutas e legumes podem ajudar no tratamento dos melasmas, e 30% acham que a alimentação não exerce influência para o tratamento.
O uso do protetor solar foi apontado por 40% das entrevistadas, enquanto que 60% diz não fazer o uso de fotoprotetor no dia-a-dia. Nenhuma das mulheres ouvidas constatou mudança na qualidade de vida depois do surgimento do melasma.
...