TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Monografias: Memorial De Formação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  4.072 Palavras (17 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Aberta do Brasil

Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso de Pedagogia – UAB/UFJF

Maria Emília Sarmento de Oliveira

Memorial do Curso

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Memorial do Curso ministrada pela Profª. Drª. Léa Stahlschmidt Pinto Silva para o 8º período de Pedagogia da UAB/UFJF.

Tutor a distância: Francisco da Silva Rocha Filho

Salinas

2011

Minha escalada na trajetória do curso de Pedagogia

Voltar ao passado é algo que me encanta e rememorar as lembranças deixadas neste curso é ainda mais excitante para mim, pois é uma das melhores recordações que vou levar para o resto de minha vida. Meu nome é Maria Emília Sarmento de Oliveira e estou cursando o último módulo de Pedagogia a distância na Universidade Federal de Juiz de Fora. A experiência como aluna desta Universidade é de suma importância para minha formação profissional e pessoal, pois tenho utilizado muito no meu cotidiano os conhecimentos nela adquiridos. Ser aluna dessa universidade faz-me sentir vitoriosa e uma grande vencedora tanto por fazer parte desta, como também estar concluindo o curso de Pedagogia.

Embora casada, mãe de três filhos e ter 49 anos, deparei-me com essa nova façanha, na qual estou realizando o meu grande sonho, almejado desde meus 18 anos, depois ter concluído o curso de Magistério de 1º Grau. Moro em Salinas/MG e trabalho em uma Escola Estadual, como Assistente básico da Educação há 30 anos. Conclui o 2º Grau do curso “Magistério de 1º Grau” em 1979 e desde então não participei de nenhum outro curso.

Nunca imaginei que aos meus 46 anos de idade conseguiria ser aprovada no 5º lugar em uma Universidade Federal, no entanto, foi uma grande emoção quando vi meu nome na lista dos aprovados do curso de Pedagogia da UAB.

Sempre fui uma pessoa muito indecisa mas com o incentivo de um dos meus filhos, resolvi enfrentar esse novo desafio e me inscrever no vestibular para o curso de Pedagogia. Sempre me identifiquei com a Educação e logo depois me efetivei como professora, cargo que exerço até hoje atuando como Assistente Técnico de Educação Básica.

O principio desse curso, foi como uma bomba abalando toda a estrutura construída ao longo de 46 anos. Iniciei sabendo que a batalha não seria nada fácil para mim. O curso teve inicio em setembro de 2007 com uma aula inaugural em Juiz de Fora/MG, na qual presenciei os momentos iniciais dessa nova caminhada. Foi uma viagem inesquecível e desse dia para cá foi uma jornada de muita luta e muitas noites em claro para dar conta de tantos estudos, atividades e tarefas nas diversas disciplinas. Com alguns tutores exigentes e outros mais compreensivos e amigos.

Senti-me um pouco perdida no início do curso por estar conhecendo um ambiente novo e não tinha muita prática com a internet. O aprendizado para o acesso aos recursos da plataforma e os primeiros contatos foi muito estressante, pois muitas vezes perdíamos tarefas prontinhas ao enviá-las. Aprendi a lidar com eles com muita luta e dificuldade, pois esse aprendizado foi individual. Os links, diários, PowerPoint, textos, vídeos, artigos, são recursos de ótima qualidade, os quais são visitados e revistos com frequência. Percebi a preocupação constante dos tutores a distância em fazer com que a gente compreendesse bem os conteúdos e as disciplinas de ensino, nos oferecendo assistência permanente, respondendo a cada dúvida surgida, tanto nos msn, quanto nos fóruns. Contudo ao iniciar as disciplinas, ainda nos primeiros contatos com os tutores, o receio de ser mal interpretada me aterrorizava. Porém quando os (as) tutores (as) aqui chegavam para realizar as oficinas e avaliações, passavam a conhecer melhor nossa realidade, se tornavam verdadeiras amigas, como se já há muito tempo nos conhecêssemos.

Por ser um curso a distância, nos dá impressão de certo isolamento ou mesmo distanciamento, mas isso não é a realidade da UAB, pois mesmo distante temos acesso permanente aos tutores e professores, sanando nossas dúvidas e transmitindo claramente suas idéias e ensinamentos. Os fóruns são verdadeiras salas de aulas virtuais, onde temos oportunidade de expor nossas opiniões e idéias e falar sobre os assuntos ali tratados.

Dediquei-me muito lendo bastante ao longo desse curso, consultando o que era orientado pelos professores. Já no segundo período, fomos colocados diante de textos filosóficos extremamente complexos, em Antropologia, Filosofia e Sociologia. Passava horas, debruçada naquela imensa pilha de apostilas e livros, com textos enormes, procurando explorá-los cuidadosamente, examinando-os e relendo-os inúmeras vezes para melhor compreendê-los, o que levou-me a adquirir o gosto e prazer pela leitura e retirar sua essência ou o que queriam revelar. Sofri muito para conseguir conciliar faculdade com o trabalho no comércio, trabalho na escola, casa e família. Foi muito sacrificante a maneira que vivi durante a realização desse curso. Vi ao longo dessa jornada minha vida passando, deixando de fazer o que gostava, de ir a shows e festas, para ficar estudando.

Mas percebi que tinha de fazer algo diferente, que deveria aprender novas práticas pedagógicas que me fizessem desenvolver melhor meu

trabalho. Algo que pudesse sentir-me realizada na minha profissão. Afinal já estou quase aposentando e sem uma formação adequada não conseguirei bons resultados em meu trabalho e acesso no cargo.

Ao longo deste novo projeto de vida fui adicionando a minha formação profissional, novos termos, novas situações e olhares, que me fizeram enxergar e descobrir um novo mundo. Ser uma profissional qualificada com uma boa formação sempre foi minha meta. Tenho o desejo de melhorar profissionalmente e atualizar meus conhecimentos. Por isso fui vencendo preconceitos tão enraizados em minha mente, os quais eu nem sequer dava conta da existência. O curso foi como um divisor de águas tanto pessoal quanto profissional, pois me fez compreender que a formação provoca ações e contribui para mudanças na minha maneira de pensar e agir, possibilitando refletir minhas atitudes e posicionamentos.

No primeiro módulo as tutoras de Linguagem, Antropologia e Campo da Educação e da Pedagogia me levaram a reviver meus tempos de estudante, do início na alfabetização na zona rural até o 2º grau. Com os ensinamentos da tutora de Linguagem aprendi a reconhecer a linguagem numa concepção interacionista, a qual é um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com