Memorial De Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Exames: Memorial De Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicaseffrin • 29/9/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 10.483 Visualizações
ProFuncionário – Curso Técnico para os Funcionários da Educação
Memorial Descritivo III
Polo: Registro
Tutor Virtual: Cristiane Paschoali de Oliveira
Aluno: Mônica Sueli Seffrin Barroso Costa
Tarefa: 05
Disciplina: Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Introdução
A disciplina Relações Interpessoais teve como objetivo apresentar construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico a fim de permitir uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania e também na formação do indivíduo.
Principais contribuições da disciplina em minha rotina de trabalho
A disciplina Relações Interpessoais me proporcionou um questionamento sobre a relação existente da psicologia com a educação, aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito. Também contribuiu para o aprendizado das diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem, noções de estágios em psicologia do desenvolvimento, o papel do educador na formação da personalidade do aluno, disciplina e motivação, o papel da mídia na escola, educação inclusiva, relações interpessoais e gestão democrática. Todo o conteúdo foi importante para que eu percebesse que a psicologia é uma ciência que está presente em nosso dia a dia. Como fazemos parte da escola, temos que assumir o papel de educadores, precisamos ter uma formação psicológica levando em consideração os diferentes tipos de conhecimento, sendo também necessário que reconheçamos a própria experiência vivida em outros contextos sociais para a construção do conhecimento sobre as relações interpessoais.
Conclusão
Esta disciplina possibilitou o entendimento de que psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais para aprendermos a lidar com as pessoas e as situações apresentadas. Verificamos que é necessário que vejamos o desenvolvimento como um potencial a ser alcançado e que ele está intimamente relacionado com a aprendizagem, um dependendo do outro. Contribuiu também para o entendimento das relações interpessoais no ambiente escolar, que devemos levar em conta os diferentes tipos de conhecimento, sabendo que estamos sempre adquirindo novos conceitos e mudando a maneira de entender o mundo. Percebi que a escola é muito importante enquanto espaço de formação de pessoas e não somente um local de transmissão de conhecimentos, é também formadora da personalidade de todos que nela se encontram, sendo importante que nos percebamos como sujeitos em desenvolvimento em qualquer ciclo de nossas vidas.
Referências bibliográficas
Apostila rede e-Tec Brasil – Relações Interpessoais: abordagem psicológica. Pedroza, Regina Lucia Sucupira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- São Paulo. UFMT- Cuiabá-MT 2012. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 4.ed atualizada e revisada.
...