Memorial - Profuncionário
Por: Roberto Erd • 7/2/2017 • Trabalho acadêmico • 7.391 Palavras (30 Páginas) • 907 Visualizações
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
ANO 1
Nome: Roberto Erd
Curso: Técnico em Secretaria Escolar
Polo: Sinop
Instituição: IFMT
Local: Colíder
Tutor Presencial: Prof.ª Denise M. K. Sindeaux
COLÍDER- MT
JANEIRO– 2016
Sumário
1 - Relato Pessoal 3
2 - Encontro Presencial I 4
3 - Orientações Gerais 4
4 - Fundamentos e Práticas em EaD 4
5 - Orientações para as PPS 4
6 - Prática Profissional Supervisionada I 5
7 - Encontro Presencial II 6
8 - Produção Textual na Educação Escolar 6
9 - Informática Básica 7
10 - Direito Administrativo e do Trabalho 15
11 - Prática Profissional Supervisionada II 16
12 - I Seminário Integrador 16
13 - Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores 17
14 - Educadores e Educandos: tempos históricos 18
15 - Homem, Pensamento e Cultura: abordagens filosóficas e antropológicas 19
16 - II Seminário Integrador 20
17 - Relações Interpessoais: abordagem psicológica 21
18 - Educação, Sociedade e Trabalho abordagem sociológica da educação 22
19 - Gestão da Educação Escolar 23
20 - Prática Profissional Supervisionada III 24
21 - III Seminário Integrador 25
- Relato Pessoal
Meu nome é Roberto Erd, atuo na função de Técnico Administrativo Educacional há 05 anos e sou efetivo da rede pública municipal de educação, no município de Colíder/MT.
Na época em que cursava o ensino fundamental morava no sítio e frequentava a escola encarando muitos desafios, como transporte e dificuldades de acesso.
É muito gratificante poder participar deste processo formativo que vai contribuir para minha profissionalização.
Quando abriu o curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário na modalidade a distância, então senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos. Achei a opção do curso viável. Como a maior parte dos estudos é feita em casa, eu posso montar meus horários, de acordo com as minhas necessidades, sendo possível me profissionalizar.
Aprender a distância é uma escolha de cada um, organizando o tempo com a consciência das razões e objetivos que nos levam a realizar o curso, pesquisando informações que aprofundem e complementem os conhecimentos e, que o aprendizado é contínuo.
A educação formal cabe às escolas. Daí a importância de funcionários profissionalizados. Pois não somos apenas funcionários de uma escola, somos educadores e, para tal, quanto mais conhecimento agregado, melhor desempenharemos nossas funções.
Por isso que aprender a Distância é uma experiência desafiadora, e o aprendizado precisa ter sentido prático com a realidade, a oportunidade de acesso à profissionalização conhecendo novas técnicas que melhoram as condições de existência e conquistar uma melhor remuneração na carreira.
Essa experiência para mim está sendo muito gratificante, estou me aperfeiçoando e me profissionalizando, pois, quando prestamos um concurso público, não é exigida a formação técnica para exercermos esta profissão.
Aprendemos com a prática e com o tempo, daí a importância do Profuncionário, que visa a construção da identidade dos profissionais das escolas com formação em nível médio. Identidade profissional não se reduz apenas nas competências técnicas nas habilitações previstas, mas também ao perfil humano e cidadão.
Transformar o saber viver em prática educativa para construção de outras relações sociais mais humanizadas.
O curso expressa a disposição do MEC em providenciar e estimular a viabilização e o direito à formação profissional dos funcionários.
- Encontro Presencial I
O primeiro encontro presencial do Programa Profuncionário no Cefapro em Sinop/MT foi muito importante principalmente pelos esclarecimentos prestados acerca da organização pedagógica do curso, pelo contato com os tutores, distribuição do material didático e orientações.
Fomos muito bem acolhidos pela equipe que organizou muito bem o encontro.
- Orientações Gerais
A disciplina de Orientações Gerais nos oportuniza um conhecimento das fundamentações legais, legislação e normatização construindo a proposta do Programa Profuncionário.
- Fundamentos e Práticas em EaD
Na disciplina de Fundamentos e Práticas na EaD, foi-nos apresentado como se desenvolveram as primeiras tecnologias da informação e comunicação, desde a criação do alfabeto até o surgimento do computador. Como essas tecnologias transformaram e continuam a transformar o mundo, redefinindo noções de tempo e espaço.
...