Memórias da minha infância e experiências vividas na escola
Seminário: Memórias da minha infância e experiências vividas na escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Coelhinha29 • 12/11/2014 • Seminário • 1.569 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
1.0 As memórias da minha infância e das experiências vivenciadas na escola:
Recordar minha infância é algo muito prazeroso pra mim, pois tive uma infância muito feliz apesar de ter nascido em uma família simples e humilde meus pais sempre tiveram muito cuidado comigo e se preocupavam muito em me proporcionar um futuro melhor.
Comecei a estudar com cinco anos de idade esse foi um momento tão marcante que ainda lembro das primeiras aulas, das primeiras professoras, da escola e tudo mais que dela fazia parte.
Comecei a estudar no jardim escolar municipal.
Eu adorava estudar, tudo limpinho, do meu tamanho, o cheirinho da escola parece até hoje ficar no pensamento.
Gostava tanto de lá, as “tias” eram boazinhas, o que eu mais queria era aprender logo a ler e a escrever.
Fazia todas as minhas atividades com capricho e quando trazia as lições de casa, minha mãe exigia que eu fizesse muito bem.
Se eu não fizesse como ela queria ela arrancava as folhas e fazia com que eu fizesse tudo de novo, tenho certeza que de certa forma, apesar de rígida me fez mais atenciosa e organizada, tendo responsabilidade com minhas coisas.
Depois fui para o pré-escolar que foi uma experiência maravilhosa eu aprendi a ler e escrever sem dificuldades e só pensava em estudar para tirar boas notas e ganhar brinquedos.
Sempre estudei em escola pública meus pais nunca tiveram condições de pagar escola pra mim fui boa aluna aplicada, mas como toda criança eu também adorava brincar de pega- pega, esconde-esconde, amarelinha, casinha e de fazer comidinhas.
Desde as séries iniciais eu descobri que estudar era algo que me proporcionava muita alegria onde, mas no fundamental aconteceram muitas transformações na minha vida.
Tive ótimos professores , más alguns deles se destacavam, tinha sempre aquela disciplina que eu me identificava mais português era uma delas os professores ensinava com amor, eu ficava comentando que um dia queria ser igual a eles.
Tínhamos ótimos diretores , quando estávamos errados eles chamavam para aconselhar , eles sempre ouviam o que os alunos tinham para dizer, e se fosse do alcance deles lutavam para conseguir.
Também tínhamos momentos de descontração festinhas, amigo secreto, comemorações do dia do professor, trabalhos nas casas dos colegas e o engraçado é que pelo fato da tecnologia não ser tão avançada naquele tempo quase não nos comunicávamos fora da escola porque não tínhamos acesso a celular e internet como é hoje então tudo era combinado na base da confiança mesmo, marcávamos os trabalhos na casa dos colegas e todo mundo ia.
Durante o ensino fundamental também conheci o meu primeiro amor da minha vida, onde tudo era flores a gente trocava recadinhos cartinhas tudo era muito emocionante.
Quando estava no final do 8º ano ficava pensando como iria ser depois que terminasse, pois querendo ou não você forma uma família dentro da escola , você se apega a todos os funcionários , do porteiro ao professor , porque afinal são muitos anos de amizade e convivência...
2.0 As expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia
Quando eu cursava o Ensino Médio, pensei em alguns cursos superiores, mas apenas pensava não tinha nada em mente.
Mas desde quando comecei a estudar sempre pensava em ser professora, namorei e me casei muito cedo e como tive filho demorei um pouco pra ingressar na faculdade porque me dediquei à família.
Com o passar do tempo eu resolvi fazer vestibular pra pedagogia e como já me sentia segura porque meu filho já havia crescido um pouco decidi me matricular na faculdade.
Não tenho dúvidas quanto à minha escolha em fazer pedagogia mesmo sabendo que a área da educação em geral é muito desvalorizada e sofre um pouco de preconceito.
Algumas pessoas já me disseram que cursar Pedagogia era desperdício de tempo e de talento pra mim, que poderia cursar Direito pela minha facilidade de expressão e argumentação, ou outro curso mais valorizado, mas foi com a Pedagogia que eu me identifiquei e sei que apesar dos muitos desafios que temos com a educação, podemos sim mudar a história da nossa região e do nosso país.
Hoje existem muitos cursos considerados ‘’cursos do futuro’’, onde as promessas de altos salários são frequentes, mas não podemos esquecer que a base de tudo é educação.
Todos passaram, passam e passarão por professores para um dia terem suas carreiras de sucesso.
A pessoa que deseja seguir a carreira de professor tem que ter consciência de que sua profissão não estará fundamentada no salário, mas na sua aptidão e dedicação em lutar por uma educação de melhor qualidade e maior reconhecimento na sociedade.
O professor deve sim ser valorizado e bem remunerado, mas ainda não é o que acontece e por conta disso não atrai tantas pessoas como em outras áreas de formação, por isso ratifico que Pedagogia e áreas afins são para quem tem, em primeiro lugar, aptidão.
3.0 As ideias que você possui sobre a educação e sobre o que é a Pedagogia
Educação é o meio em que os hábitos, costumes e valores são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
A educação se dá através de situações presenciadas e experiências vividas por cada pessoa ao longo de sua vida, é o processo continuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano para uma melhor integração na sociedade.
Existe a educação informal que é a adquirida por meio de convivência com a família, amigos e demais grupos sociais, e a formal que é adquirida por meio de instituições
...