TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais PEsados

Pesquisas Acadêmicas: Metais PEsados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Metais pesados são elementos químicos que possuem peso específico maior que 5 g/cm3 ou número atômico maior do que 20. Entretanto, o termo “metais pesados” é utilizados para elementos químicos que contaminam o meio ambiente, provocando diferentes danos à biota, podendo ser metais, semi-metais e mesmo não metais como o selênio. Os principais elementos químicos enquadrados neste conceito são: alumínio, antimônio, arsênio, cádmio, chumbo, cobre, cobalto, cromo, ferro, manganês, mercúrio, molibdênio, níquel, selênio e zinco. Esses elementos são encontrados naturalmente no solo em concentrações inferiores àquelas consideradas como tóxicas para diferentes organismos vivos. Entre os metais, o arsênio, o cobalto, o cromo, o cobre, o selênio e o zinco são essenciais para os organismos vivos.

Os metais pesados contidos nos biossólidos, podem ser divididos em duas categorias, dependendo do risco que eles representam às plantas e aos animais. São considerados metais que oferecem pequeno risco, o manganês, o ferro, o alumínio, o cromo, o arsênio, o selênio, o antimônio, o chumbo e o mercúrio. Os metais potencialmente perigosos aos homens e aos animais são os seguintes: zinco, cobre, níquel, molibdênio e cádmio.

Os metais pesados que são considerados micronutrientes para as plantas, podem ser classificados como:

• Essenciais: Cu, Fe, Mn, Mo, Zn;

• Benéficos: Co, Ni, V;

• Não essenciais ou sem função: Al, Cd, Cr, Hg, Pb, etc.

Para Beckett (1991), a toxidez devido ao metal pesado para a planta e para o animal, deve ser acompanhada e por isso medida pelas seguintes variáveis: diminuição no crescimento ou redução na colheita, sintomas visíveis e concentração no tecido. O primeiro efeito ou manifestação pode ser devido à interferência provocada pelo elemento na absorção, transporte ou funções de outro. O sintoma visível, que poderá não ser específico, é o resultado de uma cadeia de acontecimentos que começa com uma alteração ao nível molecular, continua com modificação subcelular que, por sua vez, conduz a uma alteração celular a qual, finalmente, resulta em modificação no tecido, isto é, no sintoma.

Incidência de doenças, ataques de pragas, condições de clima (insolação, chuva, seca, frio) podem provocar sintomas parecidos com os de toxidez. Para saber se a anormalidade visível é causada pela toxidez de um elemento devem ser considerados os seguintes aspectos: a) generalização: o sintoma deve aparecer em áreas relativamente grandes e não em plantas isoladas; b) gradiente: de um modo geral os sintomas são mais acentuados em folhas mais velhas, as mais novas mostrando-as menos pronunciados; c) simetria: folhas de um mesmo par ou próximas umas da outras devem mostrar a anomalia.

METAIS PESADOS NOS BIOSSÓLIDOS

A presença de metais pesados nos biossólidos depende de duas condicionantes básicas:

• Representatividade dos lançamentos industriais em relação às vazões coletadas de origem doméstica;

• Controle dos lançamentos industriais.

A primeira condicionante refere-se à diluição de poluentes, independentemente da observância ou não da legislação que rege os lançamentos industriais. Quanto maior as vazões de origem doméstica, menor serão as concentrações de metais pesados nos biossólidos.

É de importância fundamental o controle de efluentes industriais, para uma boa qualidade de biossólidos gerados em ETE’s, principalmente no que se refere às concentrações de metais pesados. Para a Região Metropolitana de São Paulo, o controle de efluentes industriais está sendo realizado através do PREND - Programa de Recebimento de Efluentes Não Domésticos que estabelece diretrizes e procedimentos para os lançamentos de efluentes industriais.

São apresentadas as Tabelas 1 e 2, as concentrações de metais pesados em biossólidos das ETE’s Barueri e Suzano, localizados na Região Metropolitana de São Paulo. Essas duas estações recebem esgotos industriais, sendo que, as concentrações de metais pesados nessas duas estações, são superiores às estações de tratamento que recebem somente esgoto doméstico.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »