Metodologia De Ensino Fundamental
Artigo: Metodologia De Ensino Fundamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: v1v9a9e3 • 21/9/2013 • 739 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
Conceito de Interdisciplinaridade
O conceito de Interdisciplinaridade, um tema bastante interessante que podemos começar aborda-lo pelas seguintes perguntas: O que se entende por interdisciplinaridade? Como se dá o conhecimento? E como se realiza um fazer docente pautado no conceito de interdisciplinaridade?
Segundo o DIDEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira), Interdisciplinaridade é a Perspectiva de articulação interativa entre as diversas disciplinas, no sentido de enriquecê-las através de relações dialógicas entre os métodos e conteúdos que as constituem, ou seja, nada mais é que o processo de integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, um contribuindo com o outro.
Entre os princípios pedagógicos que estruturam as áreas de conhecimento destaca-se como eixo articulador, a interdisciplinaridade. Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes. Alguns campos de saber são privilegiados em sua representação como disciplinas escolares e outros não. Historicamente são valorizados determinados campos do conhecimento escolar, porque se mostram úteis para resolver problemas do dia a dia. A forma de inserção e abordagem das disciplinas num currículo escolar é em si mesma indicadora de uma opção pedagógica de fornecer ao aluno a construção de um conhecimento significativo, quanto à compreensão dos fenômenos naturais, sociais e culturais.
O desenvolvimento das ciências e os avanços da tecnologia, no século XX, constataram que o sujeito pesquisador interfere no objeto pesquisado, que não há neutralidade no conhecimento, que a consciência da realidade se constrói num processo de interpenetração dos diferentes campos do saber.
É importante deixar claro que a prática docente, ao adotar a interdisciplinaridade como metodologia nas escolas, não significa o abandono das disciplinas nem supõe para o professor uma especialização profunda. Para maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritos torna-se cada vez mais importante a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem. Daí a necessidade de um trabalho de equipe realmente pluridisciplinar.
A contextualização, outra parte da interdisciplinaridade muito importante. Um trabalho contextualizado parte do saber dos alunos para desenvolver competências que venham a ampliar este saber inicial. Um saber que situe os alunos num campo mais amplo de conhecimentos, de modo que possam efetivamente se integrar na sociedade, atuando, interagindo e interferindo sobre ela.
Os princípios da identidade, diversidade e autonomia redefinem a relação a ser mantida entre os sistemas de ensino e as escolas. Essa proposta não deve ser entendida como ausência ou omissão do Estado. Ao contrário, a identidade e a autonomia das escolas são exercidas no contexto constituído por diretrizes gerais de ação e assessoramento à implantação das políticas educacionais, o que exige dos sistemas educacionais (federal, estaduais ou municipais), para que a autonomia não se configure como
...