Metódo 5S No Canteiro De Obras
Ensaios: Metódo 5S No Canteiro De Obras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lizandragaldino • 4/11/2014 • 1.724 Palavras (7 Páginas) • 971 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRA-ESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TECNICO DE EDIFICAÇÕES
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I
PROFESSOR: MÁRCIO SANTANA DE CARVALHO
APLICAÇÃO DO MÉTODO 5S NO CANTEIRO DE OBRAS
Arielly Brandão Tavares
Laryssa Welliane da Silva Lima
Lizandra de Souza Galdino
Marcelo Palmares Oliveira e Silva
Mayra Gabrielle Santana Lemos
Wellington Amaral da Silva Júnior
Recife, Abril de 2014
Trabalho da disciplina Tecnologia da Construção I apresentado ao Professor Márcio Santana de Carvalho como requisito para complementação da nota da 2ª Unidade.
Recife, Abril de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONCEITO 4
HISTÓRICO 5
OBRA VISITADA 6
OS SENSOS EM COMPARAÇÃO COM A OBRA VISITADA 7
Senso de Utilização 7
Senso de Organização 8
Senso de Limpeza 9
Senso de Saúde 10
Senso de Autodisciplina 11
METODOLOGIA PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S 13
VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO 5S 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 16
INTRODUÇÃO
A pesquisa sobre aplicação do método 5S em canteiros de obra tem como principal objetivo promover um conhecimento aprofundado e abrangente sobre o tema proposto, para que assim a turma tenha um melhor desempenho em questões que poderão ser cobradas posteriormente, bem como problemas que possam surgir na área do nosso curso.
O Programa 5S é, por definição, um conjunto de cinco sensos cujo objetivo é a melhoria da aparência e da utilização do ambiente de trabalho. Neste trabalho destacaremos o método implantado em canteiro de obras, o que é necessário para sua implantação, suas vantagens e finalidade.
CONCEITO
O programa 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos no ambiente de trabalho. Ele visa a conscientização de todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É uma reeducação, que para ser bem sucedida, necessita do comprometimento de todos os trabalhadores.
HISTÓRICO
O programa 5S nasceu no Japão, depois da segunda guerra mundial, onde o país vivia sob intensa competitividade. Com a necessidade de reestruturar e organizar as indústrias, foi introduzido um método para melhorar a produção. Esse programa está fundamentado a partir de cinco palavras: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, adaptaram para: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.
Além de organizar e limpar a obra, melhorando fluxos de pessoas e materiais, o programa 5S pode ser entendido como uma maneira de esclarecer estas vantagens para os funcionários.
OBRA VISITADA
No dia 16 de Abril, visitamos a obra que prevê a restauração da Praça Tiradentes. Localizada nas proximidades da Prefeitura do Recife, a praça terá todas as calçadas recuperadas, assim como também serão limpos os monumentos do espaço, a substituição dos bancos e restauração do sistema de iluminação.
A obra tem previsão de entrega de 6 meses e um orçamento de R$ 200 mil, sendo patrocinada e supervisionada pela prefeitura do Recife, tendo a ConcrEpoxI como a empresa responsável pelo serviço de restauração.
Aqui destacaremos o uso ou não do Programa 5S no canteiro de obras e suas vantagens com a utilização do mesmo.
OS SENSOS EM COMPARAÇÃO COM A OBRA VISITADA
Senso de Utilização
Possuir esse senso significa identificar o que é necessário e desnecessário no ambiente de trabalho, fazendo permanecer somente o que e útil.
FREQUÊNCIA DE USO PROVIDÊNCIA
Toda hora Deixar no local de trabalho
Todo dia Próximo ao local de trabalho
Toda semana Deixar no almoxarifado
Sem uso no momento Descartar
Na obra que visitamos, não tem-se muita preocupação nesse aspecto. O descarte dos materias não é feito em lugar apropriado e nem da maneira certa.
Como resquicio do Programa 5S, encontramos a coleta seletiva e a supervisão dos funcinários em tempo integral, evitando assim que haja conversas desnecessárias entre os mesmos, tendo como resposta uma produtividade maior na obra.
Senso de Organização
Saber definir locais apropriados e critérios para se estocar equipamentos, ferramentas, documentos, para facilitar a localização do material
...