Micro E Macro Ecomonia
Exames: Micro E Macro Ecomonia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/5/2014 • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 424 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Microecomia e Macroecomia
A Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, para satisfazer as necessidades humanas. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.
A microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. Ela analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o principio organizador do comportamento racial da pessoa. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a freqüentes mudanças.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Ela possui um modelo fundamentado no modelo da microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. Uma das variáveis centrais são a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
A inflação é o aumento contínuo e generalizado nos preços, registrado por um índice de preços e, se os preços sobem compraremos cada vez menos com o dinheiro que temos em mãos. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais antigo e abrangente. È possível ver a influência desta sobre a economia, através da mídia. Por exemplo, o site G1 publicou a seguinte matéria “... sobre a inflação, os economistas no mercado financeiro também subiram sua estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. A previsão do mercado financeiro avançou de 5,80% para 5,83% para 2013. Foi a segunda alta seguida para este indicador ...”.Tal conseqüências, no entanto , os mais infectados serão, possivelmente, os trabalhadores mais pobres.
Taxa de juros é remuneração do capital empregado em algumas atividade produtiva. Ele existente porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. É possível perceber a influência desta sobre a economia através do site G1 “O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu nesta quarta-feira (9) a taxa básica de juros da economia de 9% para 9,5%ao ano – uma alta de 0,5 ponto percentual”. Confirmando assim a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro.
Taxa de câmbio é definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidade monetária da moeda nacional, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, divide-se em taxa de venda e taxa e taxa de compra. Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comercio internacional. É possível ver a influencia desta sobre a ecomonia através da divida, como por exemplo essa matéria do G1 “...Nesta edição do relatório Focus, a projeção do mercado financeiro para taxa de câmbio no fim de 2013 subiu de R$ 2,32 para R$ 2,36 por dólar...”.
2.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial
Tal método e composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de Dados. Dentro das Medidas Descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística. As Medidas Descritivas exibem um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências destes conglomerado em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana. Já as Medidas de Dispersão têm a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, desvio médio e a variância. E as Técnicas de Amostragem Probabilística e classificada como aleatória simples: quando todos os seus elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não exista critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupo heterogêneos, isso porque não há critérios de separação de grupo. E amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados.
Outro elemento dos métodos quantitativos é o Número-Índice. São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável, e composto quando há duas ou mais variáveis inclusas.
E por fim a Deflação de Dados. O fenômeno da deflação é um efeito oposto ao de inflação, pois trata-se de uma diminuição relativamente longa do nível geral.
2.3 Ética, Política e Sociedade.
O capitalismo moderno traz a tona uma nova forma de cidadania, a cidadania contemporânea emprega o processo de aprendizagem social e da construção de novas formas de relações sócias e práticas política concreta. Grande parte das propagandas aborda o vinculo afetivo para incentivar que os consumidores se sensibilizem, um exemplo claro são as propagandas da Coca-Cola, que estimula o consumo do publico alvo. E sempre querem passar a mensagem que os consumidores se sentirão melhor quando consumirem, ou que o produto é necessário para o sujeito ser bem aceito no meio social.
Com os conceitos de preservação ambiental e consumismo consciente, as empresas estão investindo em ações de desenvolvimento sustentável. A visão social dos consumidores está mais consciente e exigente, estão cobrando condutas sociais e ambientais das corporações. E também no bem-estar de seus colaboradores. Há uma série de condutas éticas estabelecidas pela ética empresarial para preservar as relações no ambiente externo e interno de uma empresa, seja essa relação empresa x consumidor; empresa x colaborador ou colaborador x colaborador. Tendo como finalidade assegurar a conduta ética no ambiente corporativo, no Brasil existe o Código de ética elaborado pelo Comitê de Ética. Que tem como dever esclarecer duvidas e avaliar as infrações do Código de Ética. É imprescindível para uma empresa implantar um programa de cidadania empresarial, utilizando como marketing social. Uma das vantagens é uma otimização no ambiente de trabalho, pois os funcionários sentem-se mais à vontade e criativos. O que leva uma imagem de idoneidade da empresa para a sociedade.
...