Micrometro
Exames: Micrometro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pfss • 28/1/2014 • 853 Palavras (4 Páginas) • 547 Visualizações
UTILIZAÇÃO DO MICRÔMETRO
Curso: Licenciatura em Química/ Campus Aracaju.
Aracaju, 03 de novembro de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O Micrômetro é um aparelho de medidas de precisão desenvolvido pelo francês Jean Louis Palmer, que requereu sua patente em meados de 1848. Aquele instrumento permitia-se realizar medidas de precisão de 0,01mm. Ao decorrer dos anos, ele foi aperfeiçoado, chegando a medir até milésimos de milímetros. O modelo de micrômetro utilizado hoje foi desenvolvido por Laroy S. Starret, já no final do sec. XIX.
O modelo de micrômetro patenteado por Starret, que como já disse é a base do modelo atual, trouxe melhorias significativas sobre o modelo de Palmer. O micrômetro é composto de um arco, que suporta uma ponta móvel, que avança, ou recua, a um batente, que também é conhecido como ponta fixa, através da movimentação circular de uma catraca.
Nele há um tambor que encobre a ponta móvel e que neste tambor encontram-se os valores para a leitura das medidas encontradas pela utilização deste micrômetro. Geralmente dedicado para a execução de medições externas, o micrômetro é um instrumento que possui alta precisão. Podem ser apresentados em versões diferentes, utilizados para a medição de diâmetros internos, profundidades, pequenas espessuras, ressaltos, e várias outras características.
Suas características construtivas são semelhantes para todos os modelos, modificando-se apenas os formatos que variam de acordo com a finalidade de utilização. Pode ser encontrado em diversas capacidades e modelos. Geralmente a divisão de escala dos micrômetros pode ser de 0,01 ou 0,001mm, podendo ser digitais ou não.
-01- Arco
-02- Ponta fixa (batente):
-03- Fuso no lado oposto ao do batente.
-04- Trava
-05- Escala de divisão 0,001 m
-06- Tambor
-07- Parafuso de fricção (catraca
-08- Escala de divisão 0,01 m
-09-Escala de divisão 0,5 m, primeira escala que compõe a medida.
O micrômetro é utilizado por relojoeiros, mecânicos profissionais e diversos tipos de cientistas usam um micrômetro externo para medir o diâmetro exterior de um objeto esférico a uma precisão de um milésimo de polegada. Os micrômetros são altamente sensíveis a choques térmicos ou mecânicos e devem ser guardados com cuidado na temperatura ambiente, para que não descalibrem.
2. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Aprender a manusear o micrômetro, conhecer as partes, praticar os conhecimentos sobre algarismos significativos.
Deve-se aplicar os algarismos significativos, organização de Mede-se o diâmetro de um fio de cabelo com o auxilio de um micrometro. No micrometro, o passo do parafuso mede 0,5 milímetros e o tambor foi dividido em 50 partes iguais.
Objetivo especifico:
Verificar se o micrômetro está zerado e observar se o zero do tambor esta alinhado com o índice.
Caso haja deslocamento do zero, deverá ser feita a correção em cada leitura.
Encosta o fio de cabelo a ser medido, posiciona a catraca ate que a esfera móvel encosta na peça a medir, em seguida ler, na escala inferior da bainha, se há milímetro a acrescentar, e também ler na escala circular do tambor a fração menor que o meio milímetro, e então tem o valor medido.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o uso de um instrumento de medida como o micrometro, uma medida indireta é a resultante da aplicabilidade da relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis.
Para realizar medições com o micrometro posiciona-se a esfera entre as pontas fixa e móvel do micrometro, gira-se o tambor ate que as pontas prendam a esfera, para isso, utiliza-se o parafuso de fricção será ouvido nesse momento um “click” a partir desse momento não pode forçar o tambor a girar por que dessa forma descalibra e danifica o micrometro deixando de fornecer a medida tão precisa que é realizada por esse aparelho.
O desvio será calculado através da formula: após a junção dos valores encontrados em cada fio capilar.
4. MATERIAIS
Materiais utilizados
Fig.1: 4 Fios de cabelos.
Fig.2: micrômetro.
5. MÉTODOS
Separou-se os 4 fios capilar , e após mediu-se cada um dez vezes cuidadosamente , anotou-se os resultados das medidas e em seguida multiplicamos por 0,02, o desvio obtido no micrometro.
6. RESULTADOS
FIO CAPILAR PALOMA
ORDEM MEDIDA DESVIO
M Xi EXi=Xi-X
1 0,09 0,94
2 0,09
3 0,1
4 0,1
5 0,09
6 0,1
7 0,09
8 0,1
9 0,1
10 0,09
SOMA 0,94
...