Missão E Visão - Funções Da Administração
Artigos Científicos: Missão E Visão - Funções Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dezaum_tcheco • 19/4/2013 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 776 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 3
2 A MISSÃO E A VISÃO NAS EMPRESAS 3
2.1 A Missão nas Empresas 3
2.2 A Visão nas Empresas 5
3 A MISSÃO E A VISÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 6
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa a trazer definições sobre a Missão, Visão e Valores dentro Organizações.
Neste trabalho, é apresentada uma sucinta descrição da aplicação destes conceitos em empresas de grande e médio porte, mas não apenas nelas, como também em Órgãos da Administração Pública Indireta, bem como em Organizações do Terceiro Setor (ONG’s e Sistema S), demonstrando, assim, que esses conceitos são plenamente aplicáveis em Setores que não objetivam apenas o lucro, mas sim, a Gestão Estratégica de suas atividades.
2 A MISSÃO E A VISÃO NAS EMPRESAS
2.1 A Missão nas Empresas
No mundo Organizacional Empresarial atual, a busca por maior produtividade deu lugar à busca para ter maior competitividade. Enquanto na primeira visava-se inicialmente a eficiência e eficácia nos Processos de Produção, na segunda temos um cenário onde é necessário, além de excelência no uso racional de recursos e no atingimento de metas de produção, olhar para o ambiente externo de um modo geral, verificar o que a sociedade tem buscado consumir, como os concorrentes estão agindo com relação a este mercado consumidor, dentre outras variáveis externas. Entra em cena o Planejamento Estratégico, que visa a consolidar o atendimento a todas essas variáveis internas e externas.
Nesse contexto, a Missão deve, segundo Rodrigues (2009), formalizar uma declaração de propósitos ampla e duradoura que individualiza e distingue a organização em relação a outras no mesmo ramo de negócio.
Portanto, a Missão nada mais é que a sua razão de ser e seu compromisso como empresa, como visto na Missão da AMBEV, primeiro exemplo deste trabalho:
“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”
Na Missão da AMBEV podemos detectar inicialmente alguns indícios do que venha a ser sua Estratégia para se consolidar no mercado: foco nos consumidores e nos clientes (internos e externos) e consolidação de suas marcas e produtos, fazendo com que o consumidor tenha mais do que um vínculo de consumo apenas, mas até, quem sabe, um vínculo cultural com seus produtos.
Temos então, neste caso, um foco direto no consumidor final dos produtos.
No próximo exemplo temos a empresa Engecompany que, dentre outros serviços, fornece Softwares de Gerenciamento de Manutenção Industrial e Predial:
“Garantir a competitividade de nossos clientes.”
Mais uma vez vemos a competitividade sendo citada como fator fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. Entretanto, neste caso temos a Missão de uma empresa que presta um serviço como objetivo de garantir a competitividade de outras empresas, logo, conseguimos detectar que a Engecompany ao fornecer um Software que visa a otimizar o gerenciamento da manutenção dos equipamentos de seus clientes, busca que os mesmos tenham mais condições de dedicar seu tempo e seus recursos para suas respectivas atividades-fim.
Logo, uma empresa de Prestação de Serviços via de regra terá uma Missão focada em garantir a economia de Escala de seus clientes.
Como visto e já citado, a Missão diz muito sobre o Planejamento Estratégico das Organizações Empresariais.
2.2 A Visão nas Empresas
A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera para seu futuro ou em determinado espaço de tempo.
Consistem aí, então, algumas das principais diferenças entre a Missão e a Visão: enquanto a Missão se propõe a mostrar o hoje da empresa, ou seja, qual seria a sua razão de existir e o que ela se propõe a fazer, dando à Missão certa perenidade pelo fato de a empresa, essencialmente, não mudar sua razão de existir ao longo do tempo, a Visão, ao explicitar como a empresa deseja ser vista, o que a mesma deseja realizar ou aonde ela quer chegar, pode ser alterada à medida que a Empresa alcance tais objetivos.
Algumas Empresas definem sua Visão como a representação de seus sonhos, seus objetivos em longo prazo os quais nortearão as ações de toda a Empresa em busca do cumprimento dos mesmos. Vejamos abaixo o exemplo da AMBEV:
"Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor."
Nota-se na Visão da AMBEV objetivos bastante ambiciosos, tendo em vista o extremamente competitivo mercado de bebidas em nível mundial. Entretanto, ao ler notícias recentes sobre a empresa, como por exemplo, o fato da AMBEV ter se tornado a maior empresa nacional, superando a gigante PETROBRÁS, verifica-se que, de fato, a AMBEV tem conseguido resultados na mesma medida das ambições anunciadas na sua Visão.
Outro fator importante notado na Visão da AMBEV e da maioria das Visões das grandes empresas é a preocupação com a sustentabilidade, ou seja, crescer, mas com práticas economicamente viáveis, socialmente justas, ecologicamente corretas e culturalmente aceitas (Relatório Rundtland, 1987),
Abaixo, a Visão da empresa Engecompany:
“Ser referência no mercado de Soluções em Tecnologia e Gestão.”
Mais uma vez, temos aqui os objetivos da empresa, onde ela explicita: o que a empresa deseja ser, onde deseja chegar, como a empresa será vista e no que ela deseja se transformar.
Entretanto, esses conceitos não se aplicam mais, somente, às Empresas e Prestadores de Serviços em geral. Cada vez mais a Administração Pública e o Terceiro Setor têm se apropriado desses conceitos para efetivar a Gestão Estratégica de suas atividades.
3 A MISSÃO E A VISÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Vejamos
...