Mobilizaçao Urbana
Monografias: Mobilizaçao Urbana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idairesviana • 28/3/2015 • 574 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Idaíres Lima Viana
Formação Social, Histórica e Política do Brasil
Manifestações Populares na Sociedade Brasileira
João Pessoa – PB
Março, 2014
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
IDAÍRES LIMA VIANA
FORMAÇÃO SOCIAL, HITÓRICA DO BRASIL
MANIFESTAÇÃES POPULARES NA SOCIEDADEBRASILEIRA
ORIENTADORA: ANA CRISTINA DE LIMA SANTOS
UNOPAR-JOÃO PESSOA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
MOBILIZAÇÃO POPULAR
CONCLUSÕES
CONCIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
No primeiro semestre de 2013, levantou-se um grande manifesto, contra o aumento das tarifas de ônibus coletivos. Não permitindo o abuso por parte daqueles que deveriam estar ao lado do povo, exigindo melhores condições na saúde, educação e segurança.
A presidente Dilma Rousseff só veio a se manifestar em 21/06/2013 ás 21hs em cadeia nacional.
MOBILIZAÇÃO POPULAR
O país parece “despertar” com o inicio das manifestações, por motivo do aumento no valor das tarifas de ônibus coletivos em quase todo país, houve relatos de encontros de pessoas que saíram as ruas para exigir o não aumento, apesar de “centavos” como alguns mencionaram, não foi apenas por centavos, mas para mostrar que a população unida pode ir mais além, a união de um povo no mesmo propósito contra a politicagem abusiva de nosso país.
A internet se tornou um espaço de encontros e reuniões, onde todos podiam se expressar a respeito do que se passava no que dizia respeito a políticos e suas emendas abusivas e se informando dos acontecimentos no parlamento.
Foi então que grandes manifestações tiveram inicio em redes sociais, reunindo estudantes e trabalhadores pela luta por direitos de interesse público.
Houve grande repercussão deste fato, a população conseguiu a redução da tarifa, mais não ficou por aí; o povo saiu em protestos pelos gastos exagerados de políticos com a Copa do Mundo, corrupção e péssima qualidade de ensino e saúde.
Lembramos que em 1992, o povo saiu às ruas pedindo o afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello, vindo então a acontecer o Impeachment, com suspeitas de corrupção em seu governo.
Em 1960, também houve manifestação do povo durante o governo de João Goulart, onde foi as ruas cerca de 150 mil pessoas lutarem contra a reforma de base, que incluíam:
• Setores educacionais;
• Fiscal;
• Politico; e
• Agrário.
...