Modal Dutoviario
Exames: Modal Dutoviario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielle16 • 16/9/2014 • 577 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Em 1865 foi construído na Pensilvânia (EUA) o primeiro oleoduto. No Brasil, a primeira linha entrou em operação em 1942 na Bahia, A partir daí houve um grande desenvolvimento deste modal para as mais diversas finalidades.
Esse modal transportam um numero limitado de produtos dividindo em 3 classes:
Oleodutos: Funciona através de sistemas de bombeamento devido a diversas características físicas dos produtos (densidade, viscosidade, ponto de fulgor e etc) cada tipo de produtos é mantido aquecido a uma temperatura compatível e adequada a facilitar a vazão ( rapidez que o produto escoa) durante o transporte.
Minerodutos: Funcionam impulsionados por um jato de água continuo, submetido a forte pressão. Sua espessura e resistência precisam ser muito bem calculadas em função da granulometria do minério, para que não ocorram rupturas ao longo da linha de transporte.
Gasodutos: O Gasoduto Bolívia-Brasil é um tipo de via de transporte que interliga a Bolívia e o Brasil por um duto, que possui 3.150 km em todo seu percurso, sendo 557 km dentro da Bolívia e 2.593 km em solo brasileiro. O custo total dessa obra foi de 2 bilhões de dólares.
Esse empreendimento teve sua construção iniciada no ano de 1997, dois anos depois já estava operando parcialmente. As perspectivas são de que em 2010 sua capacidade de operação seja ampliada, isso com intuito de elevar a oferta de gás natural no mercado brasileiro.
O Gasoduto começa em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) até Canoas (Rio Grande do Sul- Brasil), percorrendo os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, cortando 135 municípios.
A implantação desse gasoduto é de extrema importância para o setor energético do Brasil, promovendo um incremento na disponibilidade de gás natural no mercado nacional. A via de circulação do gás é de responsabilidade, aqui no Brasil, da Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia S/A (TBG). As perspectivas são de aumentos na capacidade produtiva para os próximos anos, fator importante diante da necessidade desse produto no Brasil.
Imagine um tobogã de agua fechado, neste modal permite que seja percorrido grande distancias, o dutoviario tem diferença dos outros modais os dutos ficam fixos passando somente o produto até a sua origem diferente de outros modais que se movimentam.
Existe 3 modo de utilizar os dutos:
Dutos subterrâneos são enterrados de forma a serem mais protegidos contra acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, os dutos enterrados estão mais seguros em caso de vazamentos do material transportado devido à grande camada de terra que os envolve.
Os dutos aéreos são aqueles colocados bem acima do solo, necessários para vencer grandes vales, ursos d’água, pântanos ou terrenos muito acidentados.
Dutos aparentem: são visíveis no solo mais usadas nas chegadas e saídas das estações de bombeio.
No modo submarino, a maior parte da tubulação está submersa e geralmente é utilizada para o transporte da produção de petróleo das plataformas marítimas para as refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra.
Vantagem:
Dutoviario ó produto é transportado com segurança, diminuí riscos
...