Modelos Da Administração
Exames: Modelos Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manfredini • 29/1/2014 • 956 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
1. Administração Quantitativa
A Administração Quantitativa surgiu durante a segunda guerra mundial, sustentada por modelos matemáticos baseado na pesquisa operacional (PO). Historicamente os planejadores militares começaram a aplicar técnicas matemáticas para defesa e para problemas logísticos. Após a guerra, corporações privadas constituíram equipes de especialistas em métodos quantitativos para lidar com as questões complexas que ocorriam na maioria das organizações. Esta abordagem enfatiza a aplicação de modelos matemáticos que representam as variáveis específicas da indústria e, manipulando estes modelos matemáticos chega-se a solução de uma melhor solução para o problema apresentado. Logo, a administração quantitativa auxilia o administrador a tomar decisões pelo desenvolvimento formal de modelos matemáticos do problema. Esta abordagem de solução matemática gera a dificuldade para o administrador que não se baseiam nesses métodos como sendo a principal abordagem para a tomada de decisão. Muitos utilizam os resultados considerados por eles como consistentes juntamente com sua experiência, intuito e julgamento, mas, em geral, rejeitam resultados que contradissessem suas crenças. As técnicas quantitativas usadas até hoje estão baseadas no uso de modelos matemáticos e estatísticos são: Teoria Estatística da Decisão, ou decisões estatísticas; Programação linear; Teoria das Filas; Teoria dos Grafos; Análise do ponto de equilíbrio; Simulação e previsão; Teoria dos Jogos; Análise do ponto de equilíbrio. Tendo como ferramenta fundamental os computadores.
Comportamento Organizacional:
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções. Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, mapeando os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento como o melhor aproveitamento das competências de ambos.
Em suma, esta escola enfatiza o individuo, tem como conceito básico o sistema cooperativo racional, em que organização e indivíduos visam a alcançar objetivos, o homem-administrativo participa e toma decisão e tem como meta a eficácia dos empregados.
Escola Sistêmica
A partir da escola sistêmica observou-se a necessidade de desenvolver nossa visão do todo. Tomar uma decisão sem analisar a situação num âmbito geral, pode trazer danos ao profissional e a organização, gerando assim, decisões unilaterais, isoladas, inconsistentes, sem credibilidade e com prejuízo. Ter a visão sistêmica de um problema, é saber usar a intuição, a sensibilidade, a emoção e também a razão na tomada de decisão, tendo a consciência do que sua decisão pode causar na resolução desse problema e quais conseqüências podem trazer. Analisar atentamente cada detalhe nos fará escolher a decisão, a qual consideramos ter o resultado mais positivo. Assim visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e o futuro. É um exercício de percepção. E para melhorar nossa capacidade de decidir e compreender o encadeamento de ato/conseqüência, é necessário treinar nossa observação (Visão Sistêmica). A partir dessa escola, pretendeu-se não mais discutir se tudo o que acontecia nas fábricas era fruto de uma política que buscava maximizar a produtividade por meio da adaptação do homem à máquina, ou se, pelo contrário, se buscava maximizar a produtividade mediante a adaptação da máquina ao homem. Ou seja, a escola Sistêmica nada mais é que o desenvolvimento de uma visão sistêmica:
...