Modelos De Gestaõ
Artigos Científicos: Modelos De Gestaõ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wfcampos • 25/4/2013 • 482 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
Questões
1. “O capital era meu e do meu irmão, mas o sistema de administrar sempre foi profissional, com diretores e técnicos que estão comigo até hoje. Nunca pensei “eu mando e faço o que quero”, as coisas sempre foram decididas em conjunto”, diz Raul Randon. Comente esse Modelo de Gestão. EXPLIQUE.
2. Em 1982 a empresa passou sua maior crise, com redução do faturamento em 40%, e reduziu o quadro de 6 mil colaboradores para 2 mil. Entrou em concordata e saiu com suas próprias forças. “A gente vê que o pessoal trabalha com amor, como se a empresa fosse deles.” Para garantir essa postura, a empresa investe em benefícios e mecanismos de incentivo, como o programa de formação de diretores que mudam de cargo a cada seis meses.“Não temos diretores fixos, que só sabem fazer aquilo. Temos dez empresas e podemos trocar o cargo de qualquer um deles a qualquer momento.” Comente os prós e os contras dessa troca de diretores neste MODELO de GESTÃO.
3. Em 1979, o governo brasileiro começou a oferecer incentivo fiscal para reflorestamento, e Raul Randon decidiu investir na agricultura. Passou, então, a fazer parte do grupo a empresa RASIP, para produzir maçãs em uma época em que mais de 90% das maçãs consumidas no Brasil, eram importadas. Hoje são cultivados 800 hectares de macieiras, cuja produção é exportada para todo o mundo, principalmente para a Europa. Comente a inclusão de uma atividade totalmente diferente no Grupo Empresarial RANDON. EXISTEM RISCOS dessa nova atividade “roubar” investimentos que seriam feitos em outras empresas do grupo? SIM OU NÃO? POR QUE? EXPLIQUE.
4. Hoje o Grupo também produz queijos. A produção do queijo libera um soro poluente, e Raul foi obrigado a eliminá-lo para não causar danos ambientais. A solução foi um novo empreendimento: a Suinocultura. “Os suínos comem o soro e acabam com a poluição. Hoje, a Rasip engorda mil suínos por mês e vende-os para a Perdigão S.A. Raul diz que o importante é se manter atento para as oportunidades e escolher as pessoas certas com quem trabalhar. Comente essas últimas afirmações, em que ele coloca dois itens importantes para uma empresa dar certo: “A ATENÇÃO ÁS OPORTUNIDADES” e “A ESCOLHA DE PESSOAS CERTAS PARA SE TRABALHAR”. EXPLIQUE.
5. Para Raul, o segredo do sucesso é a confiança conquistada com seus colaboradores e clientes. Ele conta que no início, os clientes mandavam os caminhões para consertar junto com um cheque em branco, assinado. Os irmãos Randon faziam o serviço, preenchiam o cheque e mandavam de volta a nota fiscal. “Isso é confiança” Por trás da competência administrativa, a trajetória de Raul Randon revela que seu talento na vida, mesmo, foi cultivar amigos. Comente essa confiança que o grupo adquiriu de seus clientes, funcionários e fornecedores, desde os primeiros anos em que a única garantia que ele oferecia era um fio do seu bigode e nada mais. EXPLIQUE.
...