Monumento de Gregório
Por: r117 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
Monumento de Gregório
Na manhã do dia 30 de março de 2015 deslocava-me de minha residência até um dos pontos mais visitados por religiosos da região de minha cidade, era exatamente dez e trinta e oito quando, depois de uma longa caminhada, consegui chegar ao meu objetivo.
Era um dia não comum, com nuvens a cobrir completamente todo o céu, clima estava friorento, as nuvens carregadas como se prometesse um grande temporal mais tarde, clima esse não muito típico da minha região, mas que, pelas surpresas da natureza, nesta época esta, formidavelmente, nos presenteando com suas instabilidades.
Ao lado de uma das principais avenidas de Teresina, capital do Piauí, bem logo abaixo de um dos seus pontos turísticos mais visitados, conhecida como Ponte Estaiada, a margem de um dos maiores rios regionais, fica localizado o grande monumento em homenagem ao jovem Gregório Pereira dos Santos, mais conhecido como motorista Gregório ou finado Gregório que teve sua histórica trajetória interrompida devido aos trágicos acontecimentos em sua vida. O local possui um clima ameno, cercado de grandes árvores ao lado de um grande rio, ao longe dos nossos dos ouvidos o canto dos pássaros que harmonizam e enfeitam o local e, também, o barulho dos automóveis que constantemente passam por ali, assim fazendo uma mistura de cidade e natureza. Além disso, um forte cheiro de vela cobre o local do monumento, pois a crença vinculada ao motorista, pelo povo, não deixa que o lugar permaneça sozinho, alguém sempre tira uma parte de seu tempo e vai até lá para fazer suas orações, seus agradecimentos ao finado, que ficara reconhecido como santo. Há uma árvore bem peculiar no local que parece ter nascido ali realmente para prestar aquele papel; possui uma brecha no seu centro que serve para as pessoas deixarem ali suas cartas, homenagens ou mensagens de agradecimentos por conseguirem, através de suas devoções, realizarem seus desejos, ou, por terem se satisfeitas com o milagre que lhes fora concedido, pois segundo o povo da cidade e mediações, acreditam terem vindos devido suas crenças ao finado.
[pic 1]
Figura 1 (árvore de agradecimentos)
Outro fato curioso no local é a grande quantidade de litros com água que são deixados no chão, tanto na frente como atrás de uma cruz meio a monumento em forma de gota d’água, também ali deixados, várias bacias contendo comida, porque se acredita que devido ao martírio sofrido por Gregório, ele necessite deste cumprimento por parte de seus devotos. Sem deixar de citar que há várias peças de madeira e de plástico resistente que são lá deixadas como representação de um pedido a ser realizado, peças estas que tem sempre a verossimilhança de uma parte do corpo humano, provavelmente para a cura de alguma enfermidade que possui a pessoa que ali tenha deixado suas devoções e seus pedidos.
[pic 2] [pic 3]
Figura 2 (Monumento) Figura 3 (Monumento)
...