Moviemento E Trajetoria
Ensaios: Moviemento E Trajetoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duda0505 • 16/3/2015 • 589 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
INTRODUÇÃO :
A análise de movimento é um problema fundamental em física, e a melhor forma de abordá-la é considerar primeiro os conceitos que intervêm na descrição do movimento, sem considerar ainda o problema de como determinar o movimento que se produz numa dada situação física denominada Dinâmica.
Objetivos Gerais:
● Identificar e/ou descrever sistema de referência, repouso e movimento;
● Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distancia e trajetória;
● Comparar repouso e movimento;
● Concluir que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referencia considerado;
● Utilizar conhecimentos de sistema de referência para o estudo dos movimentos;
● Classificar os movimentos segundo sua trajetória.
Modelo Teórico:
Vetor: O vetor representa, para efeito de se determinar o módulo, a direção e o sentido, da grandeza física.
Repouso absoluto: Não existe. Tudo neste mundo está em movimento constante. Até uma pedra, aparentemente imóvel, na verdade está em movimento. Dentro dela há átomos se movimentando e ela se move junto com todo o planeta.Repouso total significa movimento livre e ininterrupto. Repouso absoluto não existe. O que chamamos de repouso é um tipo específico de movimento, livre e ininterrupto.Quando uma pessoa está fazendo algo sem objetivo e que não traz benefício, considera isto repouso.
Deslocamento: Em física, o deslocamento de um corpo é uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) que pode ser definida como a variação de posição de um corpo dentro de uma trajetória determinada.
Materiais Utilizados:
● 01 Papel Milimetrado tamanho A4;
● 01 Lápis;
● 01 Régua com escala de 300mm ou mais;
● 04 Pedaços de fita adesiva (em torno de 20mm).
EXPERIMENTO :
Fixamos o papel milimetrado sobre a mesa, utilizando a fita adesiva (Durex), criamos dois pontos, A e B equidistante à 15 cm. Unimos o ponto A com o B, através de uma curva contínua qualquer, e observando os espaços ocupados pelo móvel, depois disso, assinalamos outro ponto qualquer sobre a trajetória AB e denominamos o mesmo de ponto C. Unimos os pontos A e C através do segmento AC, orientado para C. Depois disso eu segurei a caneta com as duas mãos e pedi o auxílio de um colega para puxar a folha, de modo a unir os pontos A e B. Traçamos as coordenadas X e Y do sistema de referencia Cartesiano, identificando as coordenadas de A, B e C. Depois identificamos Xa, Xb e Xc.
Análise do Experimento:
1 - Como denominamos este segmento de reta orientado com origem em A e extremidade em C?
R:
...