Movimentos Mru E Mruv Com Esferas De Aco Em Tubo Com Oleo
Casos: Movimentos Mru E Mruv Com Esferas De Aco Em Tubo Com Oleo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: specht • 23/11/2014 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 897 Visualizações
Movimento
O mundo, e tudo que nele existe, está em movimento. A classificação e comparação dos movimentos podem ser um desafio.
Algumas propriedades gerais do movimento unidimensional, restringindo a análise de três formas:
1- Quando o movimento se dá ao longo de uma linha reta. A trajetória pode ser vertical, horizontal ou inclinada, mas deve ser retilínea.
2- As forças modificam o movimento.
3- O movimento varia de acordo com o objeto.
O sentido positivo do eixo é o sentido em que os números que indicam a posição dos objetos aumentam de valor para a direita. O sentido oposto é o sentido negativo. sinais positivos das coordenadas não precisam ser mostrados explicitamente, mas os sinais negativos devem ser mostrados.
A mudança de uma posição x1 para uma posição x2 é associada a um deslocamento , dado por: ∆x
∆x = x2 – x1
O número de metros percorridos é irrelevante; o deslocamento envolve apenas as posições inicial e final. O deslocamento é um exemplo de grandeza vetorial, uma grandeza que possui um módulo e uma orientação. 1-módulo é a distância, 2-orientação, é de uma posição inicial para uma posição final, que pode ser representada por um sinal positivo ou um sinal negativo se o movimento for retilíneo.
Uma forma compacta de descrever a posição de um objeto é desenhar um gráfico da posição x em função do tempo t. A velocidade média Vméd, que é razão entre o deslocamento ∆x e o intervalo de tempo ∆t durante o qual esse deslocamento ocorre:
Vméd = ∆x/∆t = (x2-x1)/(t2-t1)
Da mesma forma que o deslocamento, Vméd também possui um módulo, uma direção e um sentido. O módulo é valor absoluto da inclinação da reta. Um valor positivo de Vméd significa que a reta está inclinada para cima, da esquerda para a direita; um valor negativo de Vméd significa que a reta está inclinada para baixo, da esquerda para a direita.
A velocidade escalar média Sméd é uma forma diferente de descrever “com que rapidez” uma partícula está se movendo. Enquanto a velocidade média envolve o deslocamento da partícula, ∆x, a velocidade escalar média é definida em termos da distancia total percorrida, independentemente da direção. Assim :
Sméd = (distancia total)/∆t
Com a definição de velocidade escalar média não inclui a direção e o sentido do movimento, ela não possui um sinal algébrico. Em alguns casos, Sméd é igual (a não ser pela ausência de sinal) a Vméd.
Quando falamos em rapidez, em geral estamos pensando na rapidez com a qual o objeto está se movendo em certo instante, ou seja, na velocidade instantânea v, a velocidade em que um dado instante é obtido a partir da velocidade média reduzindo o intervalo de tempo ∆t até torna-lo próximo de zero. Quando ∆t diminui a velocidade média se aproxima cada vez mais de um valor limite, que é velocidade instantânea:
V= 〖lim〗┬(∆t→0) = ∆x/∆t = dx/dt
Onde v é derivada de x em relação à t.
Velocidade escalar instantânea é a velocidade desprovida de qualquer indicação de direção. O velocímetro do carro indica a velocidade escalar e não a velocidade, já que não mostra a direção e o sentido em que o carro está se movendo.
Quando a velocidade de uma partícula varia, diz-se que a partícula sofreu uma aceleração. Para movimentos ao longo do eixo, a aceleração média Améd em um intervalo de tempo ∆t é :
améd = (v2-v1)/(t2-t1) = ∆v/∆t
Onde a partícula tem uma velocidade v1 no instante t1 e uma velocidade v2 no instante t2. A aceleração instantânea é dada por:
a = dv/dt
Em palavras a aceleração de uma partícula em um dado instante é a taxa com a qual a velocidade esta variando nesse instante. Assim da mesma forma que
...