Métados E Tecnica De Pesquisa
Pesquisas Acadêmicas: Métados E Tecnica De Pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhauane • 30/1/2014 • 810 Palavras (4 Páginas) • 1.221 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2013/2º
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo
Docente: Elis Regina Barbosa Angelo
Nome: Matrícula:
Valor: 10,0 pontos
1. Crie uma problemática de pesquisa em Turismo. ( 3 pontos)
A construção do problema
Um problema de pesquisa é aquele que não possui respos¬ta imediata, necessitando de respostas organizadas a partir de um processo investigativo.
O problema é uma questão que pode ser respondida por meio da pesquisa e sua formulação requer conhecimen¬to teórico. Os problemas surgem de questões de natureza prática, na percepção de alguma dificuldade teórica, ou da frustração de expectativas. Toda pesquisa inicia-se com a formulação de um problema e tem por objetivo a sua solu¬ção (DENCKER, 2000, p. 63).
Um problema é a mesma coisa que definir questões não resolvidas, passíveis de tratamento científico. No Turismo, a ob¬servação prática pode trazer à tona qualquer referência possível de se tornar um problema.
Exemplo: Criando um Problema:
Os parques temáticos da Disney podem ser considerados alternativos para a valorização socioeconômica das paisagens culturais, criados ou inventados?
Este problema precisa de metodologia apropriada, funda¬mentação teórica, hipóteses e variáveis para sua construção e tematização. Assim, ao estabelecermos questões para formular¬mos problemas, precisamos pensar no conjunto de ações me¬todológicas que usaremos para esse fim, e se essa temática é viável em todos os sentidos.
2. Considere a seguinte citação:
“Em Ciências Sociais, existe a possibilidade da observação de informações através da observação direta dos sujeitos da pesquisa. As investigações que utilizam desses procedimentos tendem a ter um significativo nível de exatidão. E muitas investigações desenvolvidas através da observação dão a possibilidade do controle das variáveis independentes e chegam a ser consideradas experimentais (...)” (GIL, 1991, p.94).
A partir da observação devemos desenvolver o planejamento da pesquisa por meio das seguintes indagações:
a. Onde posso obter a informação necessária à minha pesquisa?
Objeto: “parques temáticos da Disney” – as informações deverão ser coletadas in loco e também de toda bibliografia produzida sobre o tema.
b. O que ou quem devo observar?
“podem ser considerados alternativos para a valorização socioeconômica das paisagens culturais, criados ou inventados?”
A partir da problematização, cria-se o campo de observação: local, regional, nacional e internacional.
A perspectiva do trabalho advém da área delimitada e foco: exemplo: sob a perspectiva da Antropologia, usaremos a pesquisa etnográfica e etnológica; sob a perspectiva da História, registros históricos, documentos vivos, etc. Sob a perspectiva do turismo, dados estatísticos entremeados de análise
...