NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, COMO UM MODO DE EVITAR ERROS DE RELATÓRIOS
Resenha: NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, COMO UM MODO DE EVITAR ERROS DE RELATÓRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiasilvafv • 9/11/2014 • Resenha • 267 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, COMO MEIO DE EVITAR A REPETIÇÃO DE ERROS :
A boa governança corporativa garante eqüidade aos sócios, transparência e responsabilidade pelos resultados (accountability).
Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
Para que a governança tenha o foco efetivo na manutenção da confiança e na proteção dos direitos das partes interessadas, a organização deve estruturar uma base legal para assegurar seu papel social e as condições de sua sustentabilidade. Assim é importante estabelecer as responsabilidades dos acionistas, proprietários, conselhos de administração, presidente e diretores em bases formais e igualitárias. Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar o tratamento justo de todas as partes interessadas.
A organização deve assim estabelecer conselhos fiscais, de auditorias, conforme a natureza da governança corporativa desejada.
A governança corporativa é composta pelo conjunto de protocolos, regulamentos e convenções culturais, que rege a relação entre as administrações das empresas e os acionistas ou outros grupos de interesses, incluindo as formas de prestação de contas. A prestação de contas associa-se à transparência e evidencia a separação entre interesses da empresa e interesses pessoais. Não se trata de apenas prestar contas das finanças e sim de deixar claro para a sociedade quais são as ações em que a empresa está envolvida.
...