NOÇÕES AUTUARIAS
Monografias: NOÇÕES AUTUARIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aparsilva • 28/9/2013 • 2.719 Palavras (11 Páginas) • 276 Visualizações
DESAFIO DE NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
Trabalho de Aprendizagem da Matéria de Noções de Atividades Atuariais apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – Uniderp – Centro de Educação a Distância, como desenvolvimento das competências e habilidades, requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
201.....
RESUMO
Essa pesquisa de Noções de Atividades Atuariais foi organizada na forma de um desafio por etapas, e tem o objetivo de favorecer e estimular a aprendizagem eficiente e eficaz, promover a convivência e o trabalho em grupo, desenvolver o autoaprendizado, oferecendo diferentes ambientes de aprendizagem, direcionando o acadêmico para a sua emancipação intelectual para que seja capaz de solucionar problemas relativos à profissão.
PALAVRAS-CHAVE: AUTOAPRENDIZADO; EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL,
ABSTRACT
This research Notions of Actuarial Activities was organized as a challenge by stages, and aims to encourage and stimulate learning effectively and efficiently, promote harmony and teamwork, develop self-learning, providing different learning environments, directing the academic for their intellectual emancipation to be able to solve problems related to the profession.
KEY WORDS: SELF-LEARNING; INTELLECTUAL EMANCIPATION
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 06
2. SEGUROS........................................................................................................... 07
2.1- O Seguro no Brasil.......................................................................................
2.2- Definição e os Elementos de um Seguro....................................................
2.3- O objetivo de se fazer um Seguro............................................................... 07
07
09
3. COSSEGURO, RESSEGURO, RETROCESSÃO E FRAUDE...................
4. PRODUTOS........................................................................................................
5.CONCLUSÃO.....................................................................................................
REFERÊNCIAS..................................................................................................... 09
10
13
14
1. INTRODUÇÃO
A Ciência Atuarial é uma área de conhecimento multidisciplinar, destacando-se a necessidade do domínio de conceitos nas áreas de Matemática, Estatística, Demografia, Economia, Finanças, Contabilidade, Computação e Direito. Tradicionalmente, a especialização do atuário se dá em dois grandes ramos: Vida e Não-Vida. O ramo “Vida” estuda os modelos relacionados com as principais contingências dos seres viventes, tais como: nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego e aposentadoria. Incluem-se nesse ramo os seguros de vida e acidentes pessoais e os planos de previdência, social e privados. O ramo “Não-Vida”, também conhecido como “seguros em geral”, trabalha com os modelos relacionados a todas as demais contingências relativas a automóveis, transportes, habitação e responsabilidade civil, entre outros. Além disso, outros ramos de especialização da Ciência Atuarial dizem respeito ao risco financeiro, aos planos de saúde e aos planos de sorteio e capitalização. Fazem parte da integralização curricular do curso disciplinas tais como Análise Microeconômica, Finanças Corporativas, Introdução à Previdência Social e Complementar e Investimento e Gerenciamento de Ativos.
2. SEGUROS
2.1. O SEGURO NO BRASIL
O seguro surgiu no Brasil em 1808, com a abertura dos portos por D.João VI, e o início da navegação intensiva com todos os países.
A primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé, nasceu na Bahia, centro da navegação marítima da época.
Até 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Menos de trinta anos depois foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão de obra negra para a atividade econômica.
Em 1855, foi fundada a Companhia de Seguros Tranquilidade no Rio de Janeiro, a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida.
Poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica.
Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. Promulgado em 1916, o Código Civil regulou, como fizera o Código Comercial em relação aos seguros
...