Natureza E Entidade Da Pegagogia
Trabalho Universitário: Natureza E Entidade Da Pegagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Junior12122009 • 25/5/2014 • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
Deise
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
Guarulhos
2014
Deise
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA
Identidades em construção
Guarulhos
2014
PEDAGOGIA E PEDAGOGOS
Identidades em construção
(...) identidade não é um dado imutável. Nem externo, que possa ser adquirido. Mas é um processo em construção do sujeito historicamente situado.
( Pimenta, 1999:18)
Sumário
Introdução____________________________________________________05
Desenvolvimento_______________________________________________06
Conhecimentos e conteúdos______________________________________07
Identidade profissional___________________________________________07
Conhecimentos constitutivos da identidade do Pedagogo________________07
Conclusão_____________________________________________________08
INTRODUÇÃO
A formação de profissionais da educação vem-se apresentando como um grande desafio para a legislação e políticas educacionais ao longo dos tempos.
Nesse movimento histórico, situa-se, também, a formação do Pedagogo, cujas discussões remetem-nos à questão central da identidade desse profissional.:
- Quem é o Pedagogo para esse tempo, para essa nova realidade que as mudanças sociais, científico-tecnológicas e econômicas estão a configurar e exigir?
- Qual a formação – inicial e continuada – necessária ao cidadão – profissional contemporâneo?
- Que professor se faz necessário a essa formação?
O cenário contemporâneo, cujas características vimos mapeando, constrói-se de mudanças revolucionárias no que tange ao trabalho, às relações epistemo-sociais dele decorrentes, à tecnologia e à formação profissional. De igual modo, as identidades do Curso e de seus profissionais, quer no processo de formação inicial, quer no de formação continuada, se constroem a partir da
significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade.
( Pimenta, 1999:19)
Desenvolvimento
1 . Conhecimentos e conteúdos
Debate-se, como nunca antes, as questões que relacionam formação e conhecimento. Não existem mais os monopólios das áreas de conhecimento. Desfez-se a nitidez diferenciadora das fronteiras entre elas. Vivemos uma resolução conceitual sobre o conhecimento, cujas implicações são inimagináveis para o processo formativo.
Assmann (1998:26) afirma a esse respeito:
As conseqüências desta revolução para o agir pedagógico são simplesmente
...