Necessário Vida
Trabalho Escolar: Necessário Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danny743 • 4/11/2013 • 317 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
O paradigma da gestão propõe a consolidação dos Conselhos Escolares deliberativos, como instrumento de construção coletiva e democrática. Ainda sugere mudança para a proposta político-pedagógica das instituições de ensino e o incentivo à organização dos estudantes em todos os níveis, através do Grêmio Estudantil. O Conselho Escolar, maior instância de gestão escolar é um órgão colegiado, organizado para promover a democracia no interior da escola. Apresenta como função:
Alternativas:
Construir o aporte financeiro da instituição escolar, subsidiando financeiramente quando a receita da escola não for suficiente.
Discutir, aconselhar, deliberar e normatizar as questões mais importantes do cotidiano escolar.
Fiscalizar aplicações administrativas, incentivando a formação para o consumismo.
Servir como última instância de avaliação na escola, privilegiando os alunos que mais se destacaram durante o ano letivo, quando a reprovação estiver pautada em faltas, ou seja, (cabulação de aulas, matar aula).
Definição de direitos e deveres para todos profissionais da escola, enquanto seus membros, possuem autonomia para realizar o que bem entender.O Projeto Político Pedagógico deve ter como objetivo primordial a organização de um trabalho pedagógico intencional, articulado ao compromisso sócio-político da escola. Dentre os compromissos da escola para com a sociedade, deve se fazer presente a seguinte indagação: que cidadão a escola deseja formar? Diante desse compromisso, cabe a escola também definir suas ações educativas pautadas nas finalidades do Projeto Político Pedagógico. Dentre as finalidades do Projeto Político Pedagógico podemos caracterizar a necessidade de:
Alternativas:
Ignorar a intencionalidade da ação, possibilitando a re-significação do trabalho, visando a perpetuação d uma realidade tradicional,
Sustentar o trabalho individual e autoritário, aglutinando pessoas em torno de várias causas e não de uma causa comum,
Propiciar a expansão de esforços e recursos utilizados com a finalidade de atingir fins complementares ao processo educativo,
Ser instrumento de participação efetiva, superando práticas autoritárias e individuais,
Fortalecer o grupo visando o trabalho individual e competitivo entre os participantes, intensificando o desenvolvimento de vários projetos ao mesmo.
...