Nibição enzimática
Artigo: Nibição enzimática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessavpb • 16/10/2013 • Artigo • 306 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
nibição enzimática[editar]
Ver artigo principal: Inibição enzimática
Esquema cinético para inibidores enzimáticos reversíveis. E=Enzima; S=Substrato; ES=Complexo; P=Produto; I=Inibidor
Os inibidores enzimáticos são moléculas que reduzem ou eliminam a actividade das enzimas. Podem encontrar-se dois tipos, os reversíveis (quando a remoção do inibidor restaura a actividade enzimática) e os irreversíveis (quando o inibitor inactiva de modo permanente a enzima).
Inibidores reversíveis[editar]
Os inibidores enzimáticos reversíveis podem ser classificados como competitivos, acompetitivos, não-competitivos e mistos, segundo o efeito que produzam nas constantes cinéticas Km e Vmax. Este efeito dependerá da união do inibidor à enzima E, ao complexo enzima-substrato ES ou a ambos, como se pode observar na figura e na tabela abaixo. Para classificar correctamente um inibidor pode-se estudar a sua cinética enzimática em função da concentração de inibidor. Os quatro tipos de inibição dão lugar a diagramas de Lineweaver-Burke e de Eadie-Hofstee 11 que variam de diferente forma com a concentração de inibidor. Para abreviar, usam-se dois símbolos:
\alpha = 1 + \frac{[\mbox{I}]}{K_{i}} y \alpha^{\prime} = 1 + \frac{[\mbox{I}]}{K_{i}^{\prime}}
onde Ki e K'i são as constantes de dissociação para se unir à enzima e ao complexo enzima-substrato, respectivamente. Na presença de um inibidor reversível, os valores aparentes de Km e Vmax passam a ser (α/α')Km e (1/α')Vmax, respectivamente, como se pode ler na tabela abaixo para os casos mais comuns.
Tipo de inibição Km aparente Vmax aparente
apenas Ki (\alpha^{\prime}=1) competitiva K_m \alpha~ ~V_{max}~
apenas Ki' (\alpha=1~) acompetitiva \frac{K_m}{\alpha^{\prime}} \frac{V_{max}}{\alpha^{\prime}}
Ki = Ki' (\alpha = \alpha^{\prime}) não competitiva ~K_m~ \frac{V_{max}}{\alpha^{\prime}}
Ki ≠ Ki' (\alpha \neq \alpha^{\prime}) mista \frac{K_m\alpha}{\alpha^{\prime}} \frac{V_{max}}{\alpha^{\prime}}
Os ajustes por regressão não linear dos dados de cinética enzimática 32 podem proporcionar estimativas muito precisas das constantes de disociação Ki e Ki'.
Inibidores irreversíveis[editar]
Os inibidores enzimáticos também se podem unir e inactivar uma enzima de forma irreversível, geralmente por meio de modificações covalentes de resíduos do centro catalítico da enzima. Estas reacções decaem de forma exponencial e são habitualmente saturáveis. Abaixo dos níveis de saturação, mantêm uma cinética de primeira ordem em relação ao inibidor.
...