Normas De Citações Acadêmicas
Artigo: Normas De Citações Acadêmicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Idelmardelima • 6/11/2013 • 5.530 Palavras (23 Páginas) • 362 Visualizações
3.6 CITAÇÃO LITERÁRIA
A citação é a menção, no texto de uma informação extraída de outra fonte. Há diferentes formas de se fazer citação literária. A citação deve ser apresentada segundo a norma NBR 10520.
- Citações no corpo do Texto
As citações no trabalho estão diretamente vinculadas ao sistema de organização das referências, colocadas no final do trabalho.
As citações consistem na indicação do sobrenome do autor acompanhado do ano de publicação da obra consultada.
Ex.: Como diz Bowlby (1981), as experiências emocionais em determinados estágios da vida mental, muito precoces e especiais, podem produzir efeitos vitais e duradouros.
As citações podem ser classificadas em dois tipos:
- Citação textual ou literal
a. Quanto à forma
- Citação livre ou conceptual
Citações
- Citação direta
b. Quanto ao documento consultado
- Citação indireta
a. Quanto à Forma
- Citação textual (ou Literal)
São transcrições das palavras do autor, respeitando-se todas as características formais (redação, ortografia e pontuação originais), destacadas com aspas duplas e, se possível, utilizando fonte diferenciada (como em itálico).
Ex.: “Escrever é parte da ciência. Não obstante, muitos cientistas deixam de receber treinamento na arte de escrever”. (Barrass, 1979, p.1)
- Citação Livre (ou Conceptual)
São transcrições não literais das palavras do autor, mas em que se reproduz o conteúdo e as idéias do documento original.
Ex.: Barrass (1979), ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.
b. Quanto ao documento consultado
- Citações Diretas
São transcrições retiradas da própria fonte original.
Ex.: “Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda a documentação que se serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho”. (Cervo & Bervian, 1978, p. 97)
- Citação Indireta (ou Citação da Citação).
Extraída de outra fonte que não o texto (livro, periódico, tese), ao qual faz originariamente parte. Isto é, o aluno ou profissional, não teve acesso a este material original, mas por via secundária ou indireta.
Neste caso, utiliza-se a expressão latina apud , ou sua tradução em português “citado por”, seguida da fonte secundária.
deverá ser colocada em destaque
por se tratar de uma expressão de língua estrangeira
Ex.: Para Royce & Mos apud Gomes (1987, p.64), “a definição de humanismo pode ser caracterizada, pelo menos, em quatro grandes perspectivas: o humanismo ideal, individual, social e crítico”.
3.6.1 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS CITAÇÕES NO TEXTO
- Citação Textual:
O texto transcrito deve ser apresentado entre aspas duplas ou em destaque (fonte diferente do texto), com indicação obrigatória da referência (sobrenome do autor, data da publicação e do número da página).
OBS. 1: Quando a citação textual é curta (até três linhas), deve vir incorporada ao parágrafo.
OBS. 2: Quando a citação textual é longa (mais de três linhas), deve vir em parágrafo próprio, diferenciado do restante do trabalho. Deverá ficar abaixo do texto, em bloco, com início sob a quinta letra da linha anterior e terminando, igualmente, a cinco espaços recuados da margem direita em espaço simples. Pode ser entre aspas ou em itálico e letra 11. Quando o autor é citado inicialmente não é necessário repetir seu nome no final da citação, caso contrário esse deve vir ao final da citação.
Ex.: De acordo com Hübner (1997),
“Na maioria do tempo o ser humano está se comportando verbalmente. Diz-se, por isso, que o ser humano age apenas indiretamente sobre o ambiente. Seu primeiro efeito é sobre os homens. Assim, no exemplo clássico de Skinner, um homem sedento, ao invés de se dirigir a uma fonte de água diretamente, pode simplesmente pedir um copo d’água” (p.136).
-Citação Livre:
Ainda que a transcrição seja livre, é obrigatória a menção da fonte consultada (sobrenome do autor e data da publicação).
- um autor:
Cita-se o sobrenome (podendo ser todas as letras em maiúsculo ou, apenas, a inicial) e a data da publicação.
Ex.: Na opinião de OCampo (1996), a entrevista inicial é importante para o processo psicodianóstico.
- dois autores:
Devem ser citados pelos dois respectivos sobrenomes ligados pelo “&” ou “e”, seguidos pela data da publicação.
Ex.: De acordo com Marin e Queiroz (2001) os principais fatores que influenciam as ocorrências dos acidentes é o excesso de velocidade.
- três ou mais autores:
A citação deve ser feita pelo sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et ali” ou sua forma abreviada “et al.” (do latim = e outros), mais a data da publicação.
Ex.: Kilsztajn et Al (2001) sugerem que sejam realizadas investigações sobre a mortalidade em acidentes de trânsito, observando-se a interação
...