Normas_referencias_bibliograficas Da Internet
Monografias: Normas_referencias_bibliograficas Da Internet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: benesouza • 14/5/2014 • 2.208 Palavras (9 Páginas) • 282 Visualizações
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NOTA INTRODUTÓRIA: Documento elaborado pelo Conselho Pedagógico da ESAB (Reunião Ordinária de 28/11/2003), com o objectivo de servir de apoio aos alunos para a apresentação de referências bibliográficas.
INTRODUÇÃO
É vulgar cada área científica possuir o seu estilo próprio de apresentar as referências bibliográficas. Mesmo dentro de cada área científica, deparamo-nos com publicações periódicas que exigem diferentes regras de apresentação da bibliografia aos autores que nelas desejem publicar. Existe até uma Norma Portuguesa sobre referências bibliográficas (NP 405), mas as regras nela enunciadas não são as mais vulgarmente utilizadas em trabalhos científicos da área das ciências naturais.
Os elementos primários numa referência bibliográfica são normalmente os mesmos, para todos os tipos de documentação e para todos os estilos de citação, embora a ordem pela qual são apresentados possa variar conforme o estilo adoptado. Estes elementos incluem:
- nome do autor,
- data da publicação,
- título,
- nº da edição,
- editora,
- local da publicação,
- volume,
- páginas da obra ou páginas relativas à publicação referenciada.
Independentemente do estilo de referenciação bibliográfica a utilizar, que, como já referimos, pode ser muito diverso, o mais importante é:
- verificar se existe algum tipo de estilo de citação preferido pelo orientador do trabalho, adoptado pela revista científica onde o trabalho vai ser publicado ou pela comissão científica do seminário/conferência onde o trabalho vai ser apresentado,
- fornecer a informação mais completa possível relativa a cada referência bibliográfica, de modo a que qualquer leitor possa identificar, sem dúvidas, a obra referenciada,
- respeitar o mesmo estilo de citação em toda a listagem de referências bibliográficas, de forma a que esta apresente um estilo homogéneo.
No final deste documento pode consultar-se uma lista de publicações e de páginas Web dedicadas à apresentação de normas para elaboração de trabalhos científicos e de listagem de referências bibliográficas, onde podem ser consultados alguns dos estilos de citação possíveis.
As regras para apresentação das referências bibliográficas que se sugerem neste documento são adaptadas a partir das da APA – American Psychological Association (http://www.apastyle.org), e são as mais vulgarmente utilizadas na área das ciências naturais e sociais.
REGRAS GERAIS A SEGUIR NA ELABORAÇÃO DA LISTA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Paginar a listagem das fontes bibliográficas, intitulada Bibliografia, como uma continuação do próprio texto do trabalho.
2. Iniciar a 1ª linha de cada referência junto à margem esquerda da página, e avançar 3 espaços nas linha seguintes.
3. A listagem deve ser organizada por ordem alfabética do último nome do primeiro autor.
4. Quando se referencia mais do que uma obra de um mesmo autor, devem-se enumerar por ordem da data de publicação, começando na mais antiga e terminando na mais recente, repetindo o nome do autor em cada publicação.
5. Quando se referencia mais do que uma obra de um mesmo autor, cujo ano de publicação seja o mesmo, enumerá-los na bibliografia por ordem alfabética do título, acrescentando uma letra minúscula ao ano, para prevenir qualquer tipo de confusão, e utilizar a mesma metodologia aquando da citação no texto. Exemplo: (Alves, 1984a), (Alves, 1984b)
6. Inverter os nomes de todos os autores em cada referência, colocando o último nome em primeiro lugar, e usando apenas as iniciais dos restantes nomes.
7. Quando existir mais do que um autor, usar e antes do nome do último autor.
8. Quando existir mais do que um autor, devem ser colocados os nomes de todos os autores na lista de referências bibliográficas. No texto, quando existirem dois autores, colocar o último nome de ambos separados por e mas, se existirem mais do que dois autores, colocar apenas o nome do primeiro autor, seguido de et al. (que significa “e colaboradores”). Exemplo: (Cunha e Cintra, 1996), (Santos et al., 1997).
9. Quando no texto houver necessidade de citar mais do que uma obra para a mesma ideia, devem-se utilizar todas as referências necessárias, separadas entre si por (;). Exemplo: (Flores et al., 1988; Winograd, 1986; Cunha e Cintra, 1996).
10. Colocar a data da publicação entre parêntesis imediatamente após o(s) nome (s) do(s) autor(es). Colocar um ponto após o fecho do parêntesis.
11. Colocar o título do livro ou do artigo imediatamente após o ano da publicação.
12. Na referência bibliográfica de livros, utilizar letra maiúscula apenas na primeira letra do título, na primeira letra do subtítulo, quando existente, bem como nos nomes próprios. Utilizar itálico para todo o título do livro.
13. Na referência bibliográfica de artigos em periódicos ou em volumes editados, utilizar letra maiúscula apenas na primeira letra do título, na primeira letra do subtítulo, quando existente, bem como nos nomes próprios. Usar um ponto após o título do artigo.
14. Colocar o nome da publicação periódica após o título do artigo, utilizar itálico para todo o seu título e iniciar cada nome do título com letra maiúscula.
15. Nas referências a periódicos, fornecer o número do volume em numeração árabe, a negrito, seguido das páginas, relativas a esse artigo, separadas por hífen (Exemplo: 34: 120-128).
16. Usar p. ou pp. para números de páginas de jornais ou revistas não científicas. Omitir p. ou pp. se forem publicações periódicas científicas.
17. Quando se fizer a referência ao trabalho de um autor, com base apenas na informação de um segundo autor (por impossibilidade de consulta da obra original), dever-se-á referir no texto o facto de se estar a fazer uma citação, fazendo referência aos dois autores. Exemplo: ... de acordo com Martinho (1989), citado por Carneiro (1994)... Neste caso colocar na Bibliografia apenas a obra consultada, que no exemplo referido
...