Novas tarefas de gestão de pessoal
Tese: Novas tarefas de gestão de pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pokemini • 22/3/2014 • Tese • 365 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Etapa 1 – Os novos desafios da Gestão de Pessoas
Gestão de pessoas é definida como um conjunto de habilidades, métodos, politicas, técnicas e praticas, que orientam o comportamento interno e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tendo como objetivo a valorização do funcionário, o desenvolvimento de ações relativas à avaliação, aperfeiçoamento, reciclagem profissional, plano de carreira, benefícios e motivações. Isso não só auxilia no crescimento profissional mas também colabora para o crescimento da organização.
E sua importância é manter um clima organizacional equilibrado, favorável e estável para o funcionário saber como lidar com adversidades. E também, para que haja uma melhor interação entre os departamentos.
A mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente. Com o objetivo, de se adequar as variações do mercado e criar um diferencial competitivo, procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço, minimizar seus custos operacionais, de satisfazer o seu consumidor e por consequência não dar espaço para o seu concorrente atuar, pois ter a preferencia do mercado é algo cada vez mais difícil.
Alguns fatores que forçam a mudança organizacional são: Quando seu produto pode ser substituído por um produto mais avançado e passar a ser rejeitado pelo mercado. Quando o seu concorrente adquiri uma tecnologia que venha a facilitar o processo de produção, diminuindo custos operacionais e o preço de venda, e a sua organização tem que se adequar ou é obrigada a vender mais barato se quiser continuar concorrendo, porem tendo menos retorno. Quando é preciso alterar os padrões de execução das tarefas e o funcionário que faz sempre da mesma forma durante anos, não quer se adequar com a nova realidade. Quando o funcionário tem medo de perder o seu emprego e ser substituído por uma pessoa mas nova que está mais apta com o novo processo. Entre outros fatores.
E é fundamental estabelecer o que irá mudar, como isso irá acontecer e quais são as vantagens e desvantagens. Além disso, é importante fazer um planejamento bem estruturado, analisar o que deve ser modificado, quais serão os benefícios, os reflexos que vão acontecer para a organização e avaliar a necessidade de um treinamento diferenciado para os funcionários.
...