Nutriçao Enfermagem
Dissertações: Nutriçao Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/10/2014 • 336 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Atualmente, as pessoas aprendem sobre nutrição a todo instante. Somos bombardeados de informação sobre como nos alimentar corretamente o tempo todo, na televisão, nos jornais, em revistas especializadas em saúde ou não, na academia, no trabalho, enfim, em todos os lugares.
A população deseja saber como melhorar sua alimentação para emagrecer, engordar, prevenir envelhecimento, ganhar músculos e cuidar de sua saúde por causa do aparecimento de alguma doença; porém, a maioria das pessoas procura uma fórmula mágica ou uma receita infalível para atingir seus objetivos no menor prazo possível.
Esta grande procura por informação e produtos saudáveis despertou o interesse da indústria de alimentos e de empresas associadas que ganham muito dinheiro vendendo produtos e informações que, muitas vezes, podem estar distorcidas ou equivocadas.
Por isso, cada vez mais é necessário que os profissionais da saúde tenham conhecimentos sobre nutrição e alimentação saudável para atuarem como promotores de saúde e para fornecerem informações a respeito da boa alimentação para a população. Mas lembremo-nos: temos de divulgar informações consistentes e de fontes seguras, como artigos científicos e sites especializados.
Seja bem-vindo(a) à disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem!
2
Nutrição em sua Vida: como Planejar uma Dieta Saudável
Todos os dias, nosso corpo desempenha diversas atividades, como trabalhar, estudar, se divertir e, até mesmo, descansar. Para a realização de todas essas atividades, são necessários energia e outros nutrientes que consumimos através da alimentação. As escolhas de alimentos que realizamos ao longo de nossas vidas influenciam em nossa saúde ao passar dos anos, isto é, uma pessoa com uma alimentação inadequada durante toda a vida provavelmente terá problemas de saúde em idades mais avançadas, como o desenvolvimento de diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.
Atualmente, com o desenvolvimento urbano e o aumento da expectativa de vida da população brasileira, vivemos um momento nas condições nutricionais da população que chamamos de transição nutricional. Estamos modificando negativamente nossa dieta, que está cada vez mais cheia de carnes e produtos de origem animal, gorduras, açúcares refinados, alimentos industrializados e baixa quantidade de fibras e carboidratos complexos. Além disso, continuamos com
...