Núcleos Da Base Do cérebro
Artigo: Núcleos Da Base Do cérebro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolina2014 • 23/1/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 355 Visualizações
Núcleo Lentiforme. Separado do núcleo caudado e do tálamo pela cápsula interna. O núcleo lentiforme é composto por três estruturas a serem estudadas: putâmen (mais escurecido), globo pálido (mais claro devido ao grande número de fibras mielinizadas) lateral e globo pálido medial. Ao conjunto dos dois globos pálidos denominamos paleoestriado ou pallidum . A cápsula externa separa o claustrum do putâmen. Já o claustrum é separado da insula pela cápsula extrema. A função do claustrum é desconhecida.
Núcleo Amigdalóide. Situado no lobo temporal, próximo ao úncus, é parte do sistema límbico, considerado o alarme cerebral, responsável pelo comportamento de “luta ou fuga”.
Núcleos Basais de Meynert. Conjunto de neurônios colinérgicos (produtores de acetilcolina – importante neurotransmissor central e periférico) situado numa região conhecida como substância inominata, entre o globo pálido e a placa perfurada anterior. No mal de Alzheimer há degeneração de origem desconhecida destes núcleos produtores de acetilcolina levando o indivíduo a um estado de demência pré-senil.
Substância Negra e Núcleos Subtalâmicos. A substância negra do mesencéfalo e os núcleos subtalâmicos são intimamente relacionados aos núcleos da base. A substância negra comunica-se com o corpo estriado via neurônios dopaminérgicos (inibitórios). Já os núcleos subtalâmicos comunicam-se com o globo pálido e com a substância negra através de neurônios glutaminérgicos, excitatórios.
NEUROFISIOLOGIA: O neoestriado isto é, o putâmen e o núcleo caudado representam a principal via de aferencia para os núcleos da base, enquanto que os globos pálidos representam as vias de saída dos núcleos da base. Ambos os núcleos não recebem vias diretas da medula espinhal.
...