O Acidente Ocorrido Na Ilha De Santana AP
Monografias: O Acidente Ocorrido Na Ilha De Santana AP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SCanto • 12/3/2014 • 283 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
GRUPO:
1. Leticia Kelly
2. Darcineia Sarraf
3. Monique Stefany
4. Irailde Andrade
5. Sonia Canto
ANÁLISE DO ACIDENTE OCORRIDO NO PORTO DE SANTANA
O FATO
No dia 28/03 (quinta-feira), ocorreu no porto do município de Santana, na área de embarque de minérios da empresa Anglo Ferrous, um desmoronamento de minérios estocados para embarque. Isto provocou o desencadeamento de vários acidentes complementares, tais como, a queda do porto em si, degradando toda a área, inclusive máquinas e caminhões e, principalmente, vitimando várias pessoas que se encontravam, tanto no próprio porto, como em algumas embarcações.
ANÁLISE
Com o acidente, um cenário nada positivo se apresenta para os municípios de Santana, Porto Grande, Serra do Navio, Mazagão e Pedra Branca do Amapari, onde a empresa mantém negócios e gera trabalho e renda. Prevê-se queda da arrecadação (royalties), demissões em massa, recessão e desaceleração da economia.
Na esfera estadual, além da queda da arrecadação, o Estado, como mantenedor da ordem e da segurança, precisará adotar mecanismos especiais para o enfrentamento dessa realidade, inclusive apurando os fatos para que a Justiça determine a existência ou não de culpados e promova a assistência devida aos familiares das vítimas.
É certo que, sendo o Amapá um estado pequeno, a ocorrência influirá muito pouco o PIB brasileiro, todavia, há que se pensar que o fato contribuirá para a desaceleração da economia.
Considerando que, com o desmoronamento do porto a empresa mantenedora terá dificuldades financeiras para honrar os contratos internacionais, provocando embates jurídicos para os quais há carência de especialistas.
CONCLUSÃO
O desmoronamento do porto de Santana provocou um sério problema na micro e macro economia e seus desdobramentos causarão inúmeras discussões políticas, sociais e jurídicas para permitir que o Amapá continue buscando o desenvolvimento de sua população e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
...