A SAÚDE DO IDOSO NO MUNICIPIO DE SANTANA -AP
Artigos Científicos: A SAÚDE DO IDOSO NO MUNICIPIO DE SANTANA -AP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: afonsosc • 21/1/2014 • 10.035 Palavras (41 Páginas) • 731 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SAÚDE
AFONSO DOS SANTOS CARDOSO
MANOEL CLODOALDO ROCHA
RONE LEÃO CRUZ
A SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE SANTANA – AP
SANTANA – AP
2013
AFONSO DOS SANTOS CARDOSO
MANOEL CLODOALDO ROCHA
RONE LEÃO CRUZ
A SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE SANTANA – AP
Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso de Tecnologia em Gestão de Saúde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, como requisito para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Saúde.
Orientadora: Prof.ª MSC. Juliana Monteiro Pedro
SANTANA – AP
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SAÚDE
AFONSO DOS SANTOS CARDOSO
MANOEL CLODOALDO ROCHA
RONE LEÃO CRUZ
A SAÚDE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE SANTANA – AP
Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, apresentado como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo no curso de Tecnologia em Gestão de Saúde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.
Aprovada em 09 de Maio de 2013
Componentes da banca examinadora:
Profª. Orientadora Juliana Monteiro Pedro
Profª. Cristiane Machado Corrêa Ferreira
Profª. Alessandra de Oliveira Cantuária
SANTANA – AP
2013
A Deus, que nos fortaleceu durante a execução deste trabalho, aos nossos familiares pela compreensão e respeito a nós dedicados.
A todos que colaboraram conosco na construção deste projeto e que torceram pelo nosso sucesso.
AGRADECIMENTOS
A todas as pessoas idosas que participaram de nossa pesquisa, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas ainda encontram motivos para sorrir, ás suas famílias que também colaboraram com nosso trabalho, aos gestores das unidades básicas de saúde pesquisadas que nos autorizaram fazer a pesquisa de campo.
A nossa orientadora, mestra Juliana Monteiro Pedro pelos esclarecimentos prestados, aos nossos colegas de curso pela parceria e ajuda mútua nos momentos difíceis, bem com a nossa tutora presencial Rosicláudia Brito pelo estímulo que sempre nos deu.
Os anciãos são guardiões da memória coletiva, e por isso, interpretes privilegiados do conjunto de ideais e valores humanos que mantém e guiam a convivência social. Excluí-los é como rejeitar o passado, onde penetram as raízes do presente, em nome de uma modernidade sem memória.
Papa João Paulo II
RESUMO
O presente trabalho discorre a respeito do perfil social, biológico e cultural que caracteriza o idoso, buscando definir pessoa idosa, suas necessidades, limitações e a realidade que a mesma está inserida, no âmbito: nacional, estadual e municipal. O objetivo do trabalho foi verificar se as políticas públicas destinadas aos idosos estavam sendo executadas em consonância com a portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006, denominada de Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Ressalta-se que a finalidade principal do que a legislação estabelece está pautada na recuperação e a autonomia dos idosos. A metodologia adotada foi bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de questionários com 8 perguntas fechadas aos idosos usuários de quatro Unidades Básicas de Saúde do Município de Santana. Portanto, a hipótese elaborada foi a de que as ações estratégicas de saúde destinadas ao idoso não atendem as diretrizes gerais da política nacional da saúde do idoso no município de Santana-Ap.
PALAVRAS- CHAVE: Envelhecimento; Saúde do Idoso; Políticas Públicas; Diretrizes Nacionais; Santana-Ap.
ABSTRACT
This work discusses about the social, biological and cultural profile that characterizes the elderly, trying to define elderly, their needs, limitations and the fact that it is embedded in the national, state and municipal scope. The goal was to verify if public policies for older people were being executed in accordance with Ordinance No. 2528 October 19, 2006, called the National Health Policy for Older Persons. It is emphasized that the main purpose of the legislation establishes is guided down the recovery and independence of the elderly. The methodology adopted was bibliographical and field research with questionnaires with eight closed questions to elderly users of four Basic Health Units of the Santana Town. Therefore, the developed hypothesis was that the strategic
...