O Asfalto
Monografias: O Asfalto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessafofis • 15/1/2015 • 274 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
O Asfalto é um material cimentante, preto, sólido ou semi-sólido, que se liquefaz quando aquecido, composto de *betume de alto valor molecular quase puro ou com alguma mistura mineral ( siltes, areias, argilas) e alguns outros metais. Pode ser encontrado na natureza e denomina-se CAN, mas em geral provém do refino do petróleo que é denominado por CAP.
*Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados com poder aglutinante e impermeabilizante.
O asfalto constituinte do petróleo é obtido submetendo-se o petróleo a um processo de destilação no qual as frações leves (gasolina, querosene e diesel), são separadas do asfalto por vaporização, fracionamento e condensação em torres de fracionamento com arraste de vapor, sendo que o estágio final é a destilação a vácuo. O resíduo obtido, após a remoção dos demais destilados de petróleo é o cimento asfáltico de petróleo (CAP).
O asfalto por conter betume, que é um hidrocarboneto, é solúvel no bissulfeto de carbono (CS2), sendo ele o responsável pela característica aglutinante do asfalto.
O asfalto de pavimentação é à prova de água e não é afetado pela maioria dos ácidos, álcalis e sais, e é dito material termoplástico porque amolece ao ser aquecido e endurece ao ser resfriado. Sendo que os pavimentos de asfalto são chamados de flexíveis, pelo fato de ser um material viscoso e termoplástico.
3 – Tipos de Asfaltos
Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP)
Cimento asfáltico de Petróleo ou CAP é um líquido viscoso, semi-sólido ou sólido. Obtido através de diversos processos de destilação do petróleo, ele é quase totalmente solúvel em benzeno, tricloroetileno e em bissulfeto de carbono. É classificado de acordo com o teste de viscosidade, no Brasil os tipos produzidos são:
...