O Balanced Scorecard (BSC)
Seminário: O Balanced Scorecard (BSC). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amsgabriel • 7/11/2013 • Seminário • 566 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
BALANCED SCORECARD (BSC)
Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.
A definição desse processo é baseado em 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos , aprendizado e crescimento
O BSC é um método de monitorar o desempenho de mercado junto aos clientes, desempenho dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia de uma empresa.
Um caso de sucesso com a implantação do BSC é da empresa ARMCO do Brasil. A ARMCO é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas .
O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual. O projeto foi dividido em cinco etapas: visão, planejamento, desenvolvimento, estabilização e colocação em uso.
A implantação do BSC garantiu o alinhamento da gestão, permitindo melhorias nos processos decisórios.
Pontos fracos do BSC: Ausência de mecanismos para validação; muito internamente focado e ausência de uma base histórica suficiente para análise de um indicador pode levar a conclusões imprecisas.
SEIS SIGMA
O 6-Sigma é um conjunto de práticas desenvolvidas pela Motorola, que consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais para eliminar defeitos. O 6-Sigma equivale a 3,4 defeitos por milhão.
O 6-Sigma consiste, por exemplo, na redução do desperdício, redução dos tempos de ciclo e a economia de custos. É liderado pelo presidente da empresa que é o responsável pelo desempenho.
Em 1995 o 6-Sigma foi adotado por Jack Welch, diretor da GE.
Para Welch (2001):
[...] “o grande engano é supor que o Seis Sigma trate de controle de qualidade e de fórmulas estatísticas. Em parte é isso, mas não fica só nisso. Vai muitíssimo além. Em última instância, impulsiona a melhoria da liderança, ao fornecer instrumentos para que se raciocine sobre assuntos difíceis. No âmago do Seis Sigma, agita-se uma idéia capaz de virar uma empresa pelo avesso, deslocando o foco da organização para fora de si própria e convergindo-o no cliente.”
Então, quanto maior o sigma do processo melhor o produto ou serviço.
Os principais motivos para a implantação do Seis Sigma são: Iniciativa própria para melhorar a qualidade e a produtividade e Imposição de matrizes.
Um caso de sucesso com a implantação do 6-Sigma é da empresa Aglomerados Cotopaxi do Equador, que é uma fabricante de chapas de MDF e aglomerados.
A empresa iniciou a implantação em abril de 2005, e em maio de 2006 já tiveram o lucro líquido de US$ 1.100.000, que representou 3,4% das vendas.
“Na Aglomerados Cotopaxi, a aplicação do Six Sigma Plus nos projetos de melhoria gerou resultados de alto impacto, por meio de reduções drásticas na variação de parâmetros-chave que impactam a satisfação dos clientes. Em toda a estrutura da empresa,
...