O Beijo Da Marca
Casos: O Beijo Da Marca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuilhermeMachado • 11/10/2014 • 5.251 Palavras (22 Páginas) • 245 Visualizações
O beijo da marca:
o processo de conquista do consumidor
no contemporâneo
CELACC / ECA-USP 2010
Guilherme Machado
O beijo da marca:
o processo de conquista do consumidor
no contemporâneo
Trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação em Mídia, Informação e Cultura, sob orientação do Professor Doutor Wilton Garcia.
CELACC / ECA-USP 2010
Agradecimentos
Deixo expressos meus sinceros agradecimentos às seguintes instituições e pessoas, sem as quais o presente trabalho teria sido impossível: à minha família pelo apoio total e irrestrito ao meu trabalho; aos funcionários do Celacc pela receptividade, acolhida e apoio técnico e administrativo; ao professor e orientador Wilton Garcia pelo estímulo, críticas, sugestões, paciência e incentivo no desenvolvimento deste trabalho; aos colegas, que sempre me acolheram com afeto, amizade e contribuíram com valiosas discussões e sugestões; e ao generoso Deus que me deu a possibilidade de passar por esta experiência fantástica.
A história de amor entre as marcas e a comunicação chega, por assim dizer, a um ponto sem volta. Inebriado pelo poder da comunicação, certo número de marcas parece acreditar que elas podem se libertar definitivamente do produto e fazer de sua marca um ser puro de comunicação, um criador de valor que, graças à magia de uma comunicação bem concebida, poderia agregar valor a qualquer produto ou serviço.
Andrea Semprini, 2006
SUMÁRIO
RESUMO .............................................................................................. 6 INTRODUÇÃO ....................................................................................... 7 1 CONCEITO DA MARCA ....................................................................... 8 2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E MECANISMOS DE CONQUISTA .9 3 COMUNICAÇÃO NA CONQUISTA ...................................................... 14 4 COMPORTAMENTO DO CONQUISTADO (CONSUMIDOR) .................... 15 5 TIPOS DE BEIJOS: ANÁLISE DE MARCAS.......................................... 18 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................. 20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................ 21
O BEIJO DA MARCA: O PROCESSO DE CONQUISTA DO CONSUMIDOR NO CONTEMPORÂNEO
RESUMO
Nos estudos contemporâneos da marca, este artigo faz um cruzamento interdisciplinar com teorias comunicacionais, sociológicos e psicossociais. Tem-se a intenção de analisar o processo de conquista das marcas contemporâneas ao relacionar mídia, informação e cultura. Também, atrela a perspectiva de uma linha de investigação que tange aspectos econômicos, identitários, socioculturais e políticos. A partir de um referencial bibliográfico, desenvolve uma produção de conhecimento no campo da comunicação.
Palavras-chave: conquista, marcas, comunicação, consumo, contemporâneo ABSTRACT
In brand contemporary studies, this article makes an interdisciplinary intersection with communicative, sociological and psychological theories. There is the intention to examine the process of conquest of contemporary brands to relate media, information and culture. Apart from that, it links the line of research perspective concerning identity related, economic, socio-cultural and political aspects. From a theoretical background, it develops production knowledge in the communication field.
Keywords: conquest, brands, communication, consumption, contemporary RESÚMEN
Dentro de los estudios contemporáneos de marca, este artículo hace un cruce interdisciplinario con las teorías de la comunicación, sociología y psicología. Intenta examinar el proceso de conquista de las marcas actuales al relacionar los medios de comunicación, información y cultura. Además, vincula la perspectiva de una línea de investigación económica, socio-cultural, política y de la identidad. Desde un marco bibliográfico, este trabajo desarrolla una producción de conocimiento en el campo de la comunicación. Palabras-llave: conquista, marcas, comunicación, consumo, contemporâneo
Palabras-llave: conquista, marcas, comunicación, consumo, contemporâneo
Autor: Guilherme Machado
6
Introdução
Este estudo discute o processo de consumo e das estratégias das marcas para a conquista de seus público-alvos. Uma das teorias que foi baseada considera as marcas como seres vivos e, assim como pessoas, têm personalidade, gostos, preferências, imagem e força para seduzir. Ao expor esta analogia, pode-se pensar nas marcas como instrumentos de conquista e seus consumidores como “alvo” dos flertes e das estratégias de sedução.
Sendo assim, sugere-se um exercício de imaginar as marcas como pessoas do cotidiano, como se fossem conhecidos, aqueles com quem se têm contato constantemente. Desta maneira, elabora-se um modelo de comparação para assimilar melhor as ideias abordadas. Assim, apresento pistas no cruzamento das linhas teóricas dos estudos da psicologia social (os mecanismos de conquista), do comportamento de consumo (justificativas para a escolha) e comunicação (linguagem utilizada). Como forma de segmentação do estudo, o estudo examina um recorte no processo: do flerte (impacto e assombro) até o ato do beijo (experimentação).
O presente artigo tem por objetivo estudar a conquista da marca a partir do campo da comunicação e das teorias da psicologia social. As informações foram obtidas em estudos acerca de base teórica.
A escolha do tema se justifica pela expectativa de apresentar uma abordagem de modelos comparativos entre as linhas teóricas escolhidas. Ao considerar a teoria de que marcas se comportam como pessoas e, como tal, são carregadas de características humanas e de personalidade (AAKER, 2007), foram investigadas algumas bases da teoria psicossocial para desenvolver o assunto. Ao mostrar os estudos comparativos, são apontadas formas como a comunicação interage neste processo. O principal objetivo é demonstrar que marcas são agentes da conquista na relação de compra.
Para melhor compreensão desta linha de pensamento, ao final,
...