O Bom Professor E Sua Prática
Artigo: O Bom Professor E Sua Prática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liine • 12/10/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
O Bom Professor e sua Prática 2ª Ed. – Cunha, Maria Isabel da
O Bom Professor e sua Prática é um livro que relata um estudo realizado pela autora Maria Isabel da Cunha em conjunto com professores do Ensino Médio e Superior, que visa investigar os métodos pedagógicos e a importância do Bom Professor na formação de professores. Para a autora o Bom Professor é aquele que “deu certo”, ou seja, alcançou seus objetivos. Através deste estudo a mesma pretender iluminar e ampliar o trajeto da educaçao.
O estudo foi dividido em cinco partes. A primeira parte aborda a origem do estudo e do processo metodológico, as condições metodológicas. A segunda parte trata a concepção do Bom Professor que é presente nos alunos de hoje. Na terceira nos mostra quem é o Bom Professor, e como percebemos sua trajetória. A quarta parte analisa a metodologia de um Bom Professor, através da sua pratica na sala de aula, da sua forma de lecionar. Na quinta e ultima parte a autora conclui seu estudo através da reflexão sobre quem é o bom Professor, como reconhecê-lo diante á tantos docentes.
O estudo gira em torno dos professores, sua formação, sua forma de lecionar, seu desempenho, seus valores. Para isto a autora nos mostra que há vários fatores primordiais que envolvem a formação dos mesmos, e que a sua boa formação definirá como ele irá lecionar, se haverá qualidade ou não em sua atuação em sala de aula, pois se o mesmo não teve bons exemplos talvez venha desempenhar a sua função de forma insatisfatória.
Durante a analise aos docentes a autora relatou que em determinados momentos se tornam individualistas, egoístas, não aceitando intervenções e não partilhando dos conhecimentos e métodos de trabalho, impossibilitando assim o próprio desenvolvimento profissional, se limitando à sua pratica, pois não aceitam que as criticas construtivas devem ser usadas de forma positiva, para ampliar os próprios conhecimentos e evoluir.
A autora também relata que toda as intervenções que o docente de hoje recebeu de seus professores em período escolar ou durante a sua formação profissional podem influenciar de forma negativa ou positiva em sua forma de lecionar, pois eles se espelham nos mesmos.
De modo geral o estudo realizado pela autora nos mostra que o professor é considerado o principal agente de transmissão do conhecimento, que sua função é mais ampla do que pensamos, pois o mesmo para transmitir o conhecimento tem que buscar novos métodos de ensino, manter-se atualizado e dominar a disciplina que leciona.
O livro é indicado para todos os que buscam por novas informações sobre como deve agir o Bom Professor, sobre sua postura, metodologia e trajeto profissional, e de inspiração para a juventude que anseia se tornar um profissional da educação qualificado, com estruturas solidas e construtivas.
...