O Brasil alcançará todos os objetivos estabelecidos pelos Objetivos do Milênio?
Artigo: O Brasil alcançará todos os objetivos estabelecidos pelos Objetivos do Milênio?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: medeiros.verde • 4/10/2014 • Artigo • 463 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC - UNIABC
MATEMÁTICA - LICENCIATURA
Atividade de Autodesenvolvimento
Prof. Marco Antônio Neves de Souza
O Brasil conseguirá atingir todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio?
Santo André, 22 de outubro de 2012
Sim!. (1) Quanto a erradicar a extrema pobreza e a fome, o Brasil assumiu uma meta um pouco mais ambiciosa de reduzir, até 2015, a um quarto a população que vive com menos de um dólar por dia. (2) Em relação ao atingir o ensino básico universal, a constituição do Brasil determina como obrigatório a conclusão do ensino fundamental, sendo nosso maior desafio garantir que as crianças e adolescentes completem os noves anos de estudos. (3) Promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher, neste sentido as mulheres estão um pouco adiante aqui no Brasil, embora estudem mais que os homens existem ainda a diferença em entre contratar um homem e uma mulher principalmente quando o assunto é salario, elas continuam ganhando menos que os homens. (4) Reduzir a mortalidade na infância, neste aspecto melhorou muito, mas ainda precisamos melhorar esta meta, visto que no nordeste foi registrada a maior queda de mortalidade, mas ainda e quase o dobro se comparando aos índices das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. (5) Melhorar a Saúde materna, o Brasil registrou uma redução de mortalidade materna de quase 50 %, comparando ao ano de 1990. (6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, o Brasil é referencia mundial ao combate a HIV/AIDS, é o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito no combate à doença, também é atuante no combate e prevenção de tuberculose, malária e hanseníase. (7) Garantir a sustentabilidade ambiental, o país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética, utilizando-se de novas fontes renováveis, o acesso a água potável deve ser universalizado, mas o mais complicado, segundo os especialistas, é no que se refere a moradia e saneamento, pois depende de investimentos e da prioridade adotada pelo país. (8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, neste item o Brasil se destaca por ter sido o principal articulador da criação do G-20 nas negociações de comércio da rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio e o grande incentivador para universalizar o acesso de remédios para o combate a HIV/AIDS. O país é pro-ativo e inovador na promoção de parcerias globais.
Estamos “engatinhando”, ainda temos muito que fazer, precisamos rever nossos conceitos e acreditarmos que podemos, hoje, criar consciência, que nossa existência aqui na terra depende de nós mesmos e plantarmos uma semente de “vida” para que possamos garantir o futuro de nossas gerações.
Fontes: http://www.educacional.com.br/reportagens/8jeitos/fome.asp
...