O Brincar
Pesquisas Acadêmicas: O Brincar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudure • 8/9/2014 • 795 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar um estudo relacionado a utilização dos jogos e brincadeiras na estimulação da aprendizagem nos primeiros anos. Através do brincar a aprendizagem acontece de maneira lúdica e significativa proporcionando ao educando o prazer em aprender.
Em algumas unidades escolares vivenciamos dificuldades no uso de brincadeiras, talvez por falta de recursos, materiais ou professores despreparados. E através do brincar a criança se apropria de elementos da comunicação, a interação da criatividade, das noções de espaço, das regras e de hábitos de sua sociedade.
E os primeiros anos do ensino fundamental se dá na transição que há entre as práticas da educação infantil que é marcada por jogos e brincadeiras. Em quanto a criança brinca ela desenvolve sua memória, sua organização do pensamento e concentração.
O brincar oferece situações de desenvolvimento que é a ponte de equilíbrio para a aprendizagens de conhecimentos que é extremamente importante na formação do sujeito.
É necessário destacar também que se garanta aos alunos das fases iniciais o direito à infância, assegurando que a educação ocorra em ambiente adequado, com rotinas, permitindo a aprendizagem e considerando as características da faixa etária desses alunos e resguardando as dimensões do cuidar e o educar.
O professor reconhece a importância do brincar e sua necessidade e cabe aos mesmos buscar novas estratégias de ensino, portanto é extremamente essencial que o educador esteja capacitado e traga novos recursos para sala de aula.
O Brincar no Primeiro Ano
O brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. As atividades lúdicas são fundamentais na escola, permitindo ao professor trabalhar em sala de aula inúmeras possibilidades de aprendizagem, pois segundo Piaget, a ludicidade capacita a criança de forma prazerosa.
O aluno aprende muito mais brincando, ao invés de sentar na cadeira e copiar a lição de forma tradicional e metódica. Depende da criatividade e mediação do professor, pois muitas vezes sem recurso e infraestrutura, a escola possui um espaço amplo inutilizado, cabe ao educador explorar este espaço com meios de conhecimento significante.
É dever de o professor realizar uma sondagem de materiais pedagógicos, jogos lúdicos, entre outras estratégias que se aprende com o “brincar”. Sendo um método de ensino eficaz para um bom desenvolvimento e aprendizagem relevante.
Em muitas escolas da rede publica de ensino o aluno encontra dificuldade em familiarizar com o ambiente escolar, pois muitos alunos que estavam acostumados com os brinquedos, parques e ambientes lúdicos na educação infantil acabam sendo desestimulados com a seriedade de algumas escolas no 1° ano.
A ludicidade traz consigo o jogo como um método de ensino dramatizador, fundamental para avanços cognitivos. Com o jogo a criança aprende como trabalhar em grupo, ocorre uma introdução de regras, respeito mutuo, socialização e afetividade.
Para a construção da aprendizagem o aluno consegue relativamente aprender, interiorizar vivencias adquirida em sala de aula. O educador pode explorar a ludicidade seguindo suas necessidades e dificuldades pertinentes a sala de aula. No faz de conta, por exemplo, trabalha o imaginário do aluno,
...