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O BRINCAR NA EDUCAÇAO INFANTIL

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Por:   •  29/4/2013  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  1.904 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

A PEDAGOGIA

GRAZIELLE MENEZES PINHO

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IPATINGA

2008

GRAZIELLE MENEZES PINHO

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Brincar, Cuidar e Educar

Orientador: Juliana Telles Faria Suzuki

Tutor eletronico: Maria Roseli Da Silva

Tutor de Sala : Alice M. C. Pedrosa

Ipatinga

2008

BRINCADEIRAS ANTIGAS:

AMARELINHA

PASSAR ANEL

BATATA QUENTE

ESTATUA

BOCA DE FORNO

QUEIMADA

PETECA

PEGA-PEGA

CARRINHO DE ROLIMÃ

TEATRO

FONTE DO ITORORÓ

PULAR CORDA

COBRA-CEGA...

BRINCADEIRAS ATUAIS

JOGOS ELETRÔNICOS

COMPUTADOR ( INTERNET, JOGOS VIRTUAIS)

VIDEO-GAMES

MINI-GAMES

LAP TOP

Desenvolvimento das brincadeiras antigas

Amarelinha :

Primeiro desenha-se no chão um diagrama, com numerais de 1 a 9.

Uma sequência de quadrinhos de 1,2, 3 ; “as asas” 4 e 5 + um quadradinho com o número 6; “o pescoço” 7 e 8 ; e um último quadrinho 9 e a “ lua”.

Quem for jogar fica no início e lança uma pedra mirando o número 1 do diagrama.

Se acertar, pula num pé só, no número 2 e depois no 3.

Em seguida pula com os dois pés um no número 4 e outro no 5 ( as asas).

Pula novamente com um pé só no número 6.

Depois com os dois pés novamente um no 7 e outro no 8 ( o pescoço).

Novamente com um pé só no 9 .

E finalmente chega-se a lua .

Para voltar faz se a mesma trajetória, invertendo do 9 ao 1.

Abaixando no número 2 para pegar a pedra que ficou no número 1 .

Pulando depois para o inicio.

Começa tudo de novo, só que dessa vez, tem de mirar o quadrinho 2 e pular num pé só direto no número 3.

E assim vai a brincadeira até que o jogador erre e passe a vez para o próximo jogador.

Quando erra começa onde parou ( errou).

Cobra-cega:

Forma-se um roda e fica de mãos dadas.

Quem for escolhido para ser a cobra-cega, fica com os olhos vedados e vai para o meio da roda.

A cobra-cega tem de agarrar alguém da roda, que não podem estar parados .

Quem está do lado para onde a cobra-cega estiver indo foge.

Quem está do outro lado avança.

Se a cobra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela.

Se a corrente quebrar, o jogador que estiver ao lado esquerdo de quem soltou a mão , fica sendo a cobra-cega e a brincadeira começa de novo.

Desenvolvimento das brincadeiras atuais

Computador e jogos virtuais

Não precisa de espaço grande para se brincar.

Os jogos já vem prontos.

As crianças escolhem com qual querem brincar.( os temas são variados ).

Escolhem tambem jogar contra ou a favor da máquina.

O adversário é virtual.

Os jogos interativos permitem o planejar e o viver os desejos e as necessidades no plano virtual.

A importãncia do brincar para o desnvolvimento infantil

As brincadeiras e os jogos infantins despertam desde cedo, o interesse das crianças, além da alegria, do prazer que elas experimentam ao executá-las. E proporcionam excelentes oportunidades para o desenvolvimento físico, mental, emocional e social, contribuindo para desenvolver a coordenação dos movimentos.

A brincadeira é para a criança um espaço de investigação e construção de conhecimentos, sobre si mesma e sobre o mundo.

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