O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Por: fogassamiom • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 136 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS[pic 1]
UNIDADE-01
ADMINISTRAÇÃO
ATPS- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Tutor Presencial
Tutora a distância:
Campinas-2013
SUMARIO
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
2. CAPITULO 1
2.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2.2. COMPARAÇÃO DE DOIS AUTORES SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO
3. CAPITULO 2
3.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
4. CAPITULO 3
4.1. ANALISE DA FIGURA EM RELAÇÃO AO TRABALHO EM EQUIPE
4.2. LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO: Por que fracassam os planos de mudanças
5. CAPITULO 4
5.1. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO RELACIONADOS A ARTE DE ADMINITRAR
6. CONCLUSÃO
7. REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca abordar o comportamento de uma organização, pois é um desafio atual por se tratar de compreender o ser humano. São os indivíduos que atuam nas organizações o que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas, alem de melhorar o bem estar social, gerir as adversidades, desenvolver as competências dos trabalhadores e responder as exigências da globalização. Afinal as empresas cada vez mais fazem exigências na inovação e mudança, na qualidade e na responsabilidade social e ética, promovendo novos métodos de trabalho e novas estruturas organizacionais para se mantiver no mercado.
- CAPITULO 1
- DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é um estudo sistemático do comportamento humano nas empresas que se preocupa com as atitudes e desempenho dos trabalhadores com o propósito de reduzir o absenteísmo e a rotatividade, alcançando a produtividade e promovendo a melhoria da eficácia organizacional.
Atualmente, o Comportamento Organizacional esta dividido em três áreas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro-organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento meso-organizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro-organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
- COMPARAÇÃO DE DOIS AUTORES SOBRE SISTEMA ABERTO E FECHADO
A definição de sistema segundo OLIVEIRA, é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam de terminada função. É composto por objetos, as entradas do sistema, o processo de transformação do sistema, as saídas do sistema, os controles com as avaliações do sistema e a retroalimentação ou feedback do sistema.
Já para CHIAVENATO, o sistema é definido como um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
AUTORES | SISTEMA ABERTO | SISTEMA FECHADO |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças | São influenciados ou influenciam o meio ambiente, através das entradas e saídas. Para sobrevivência devem se ajustar constantemente e se adaptando as condições do meio ambiente. | Não apresenta intercambio com o meio ambiente. Não influem e não são influenciados pelo ambiente, apenas pelas partes que o compõem. |
CHIAVENATO, Idalberto | Têm muitas entradas e saídas, o que permite intercambio com o ambiente externo, não tornando o comportamento previsível. | Entradas e saídas limitadas, pois não há sistema totalmente fechado. |
- CAPITULO 2
- INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
As organizações precisam ser cada vez mais competitivas e para isso buscam se destacar da concorrência, porem já não basta termos informações detalhadas para tomada de decisões, pois estamos em constantes mutações. Mudanças radicais estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna, em resposta à necessidade de que todos contribuam com sua inteligência, sua criatividade e sua responsabilidade para com a sociedade. Temos que inovar e ter compreensão técnica e humana para resolvermos de forma criativa os problemas.
Para termos novas ideias são essenciais que tenhamos a mente aberta e disposta a romper com paradigmas pré-existentes, e isso não ocorrerá aplicando as mesmas análises em informações diferentes, pois temos que provocar novas ideias e a partir daí verificar as informações relevantes ao seu desenvolvimento. Cada um de nós tem um estilo de aprendizagem predominante, que se manifesta em preferências, pela racionalidade na tomada de decisão, na valorização do relacionamento interpessoal, no modo de resolver problemas e, na forma de planejar e organizar o trabalho. Na interseção das diferenças encontra-se a oportunidade para a inovação.
...