O CONTEXTO EMPRESARIAL
Dissertações: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiaflorencio • 3/11/2013 • 3.505 Palavras (15 Páginas) • 212 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os indivíduos tomam decisões a todo o momento, que por sua vez podem ter diferentes graus de importância, porém as decisões no contexto empresarial possuem um impacto imediato nas ações organizacionais, uma vez que uma decisão errada pode trazer consequências gravíssimas para as organizações e não ser possível reverter determinadas situações. Sendo assim, a tomada de decisão pode fazer toda a diferença para a obtenção de bons resultados para a organização.
Maximiliano propunha que [...] “Administrar é sinônimo de tomar decisões. Essencialmente, toda ação gerencial tem natureza decisória. Com esse ponto de vista, Simon isolou um aspecto do trabalho gerencial que já havia sido abordado por Fayol e Barnard, ampliando-o para o estudo”. (MAXIMILIANO, 2002, p.53).
2 DESENVOLVIMENTO
Fayol foi um dos principais responsável em desenvolver a teoria da administração em diversos níveis operacionais da empresa não só na indústria mais em outros segmentos de empresas sempre visando o lado orgânico da organização. Enquanto, Taylor tinha seus olhos voltados para a área de produção só pensando como reduzir o tempo e custos.
Não se esquecendo de Ford. O responsável em colocar em pratica em sua Fabrica de automóveis. A teoria de Taylor em ação.
2.1. Conceitos de funções administrativas da abordagem Clássica no ano de 1916
Henry Fayol (1841-1925) – Nasceu em Constantinopla, é o fundador da teoria clássica, que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.
Vivendo em consequência da Revolução Industrial e, mais tarde da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas, entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira.
Fayol procurou trabalhar com todos os níveis da organização e em diferentes ramos.
Destacando 14 Princípios:
1. Divisão do trabalho
2. Autoridade e responsabilidade
3. Disciplina
4. Unidade de comando
5. Unidade de direção
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais
7. Remuneração pessoal
8. Centralização
9. Hierarquia
10. Ordem
11. Equilidade (disciplina e ordem para melhorar o comprometimento)
12. Estabilidade pessoal
13. Iniciativa
14. Espírito de equipe
2.1.1 As funções básicas de uma empresa para Fayol era dividida da seguinte forma:
1. Funções técnicas – são relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.
2. Funções comerciais – são relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções financeiras – são relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de seguranças – são relacionadas com a proteção e conservação dos bens e das pessoas.
5. Funções contábeis – são relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções administrativas – coordenam e sincronizam as demais funções da empresa. Essa função é composta por cinco elementos básicos:
• Planejamento - criar metas para o futuro á curto e longo prazo, prevendo possíveis erros para que possa ser corrigido antes que o fato ocorra.
• Organização – Disponibiliza todas as coisas úteis para o funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e social.
• Direção – Dirigir e orientar pessoas.
• Coordenação – Unir, relacionar todos os atos e esforços coletivos.
• Controle – Localizar erros e pontos negativos para que possa ser corrigido a tempo.
Sendo que estes métodos podem ser aplicados em dois tipos de organizações sendo elas públicas ou privadas. Lucrativas ou não lucrativas.
Exemplo de organização lucrativa:
Empresas como franquias de alimentos em geral, Rede de Supermercados sendo no atacado ou varejo.
Exemplos Organizações não lucrativas:
Exército. Igrejas, Serviços Públicos, entidade filantrópicas, Organizações Não-Governamentais (ONG) etc.
2.1.1.1. Frederick Winslow Taylor (1856-1915) – Nasceu na Filadélfia, Estados Unidos foi o fundador da Administração Científica oriundo de uma família com valores muitíssimos rígidos, teve como fundamento educacional a disciplina, o trabalho e a poupança. A maior preocupação de Taylor era eliminar o desperdício das indústrias, acreditando assim contribuir para o aumento de seus níveis de produtividade. Sendo elas:
Organização Racional do Trabalho
Para Taylor, o operário não tem a capacidade, formação, ou meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. (Chiavenato 4ª tiragem pag.34)
Analise do Trabalho e Estudos dos Tempos e Movimentos
Os movimentos inúteis utilizados por funcionários eram descartados, quando os uteis eram simplificados, e racionalizados com outros movimentos.
Estudo da Fadiga Humana
A fadiga reduzia a qualidade do trabalho, perda de tempo, doenças e acidentes etc.
Divisão do Trabalho e Especialização dos Operários
Quanto mais qualificado o funcionário melhor exercera a função destinada, padronizada e repetitiva.
Desenhos
...