O CONTEXTO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilferreira • 10/5/2014 • 3.546 Palavras (15 Páginas) • 194 Visualizações
,
SUMÁRIO
1 Introdução ..............................................................................................................3
2 Desenvolvimento ...................................................................................................4
2.1 Conceito de funções administrativas 4
2.2 Conceito de patrimônio...........................................................................................6
2.3 Fontes ( origens ) de recursos................................................................................6
2.4 Análise de mercado................................................................................................9
2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado............................................................11
2.6 Estruturas de mercado.........................................................................................14
2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social..........................................................................................................................16
3 Conclusão..............................................................................................................18
Referências...............................................................................................................19
1 INTRODUÇÃO
Este Contexto Empresarial irá abordar temas importantes dentro da área contábil, administrativa e econômica.
As funções administrativas traz Fayol como principal criador e suas definições, mostrando as principais mudanças do processo de administrar.
Definições de importantes autores sobre o patrimônio.
A demonstração das origens e aplicações de recursos vem evidenciar num determinado período as modificações que dão origem as variações no capital circulante da empresa.
A importância da análise de mercado, possibilitando à empresa identificar necessidades e oportunidades para oferecer produtos e serviços.
A demanda mostra o desejo do consumidor em adquirir um produto num determinado tempo.
A Contabilidade Social fecha este contexto. Ela vem com o propósito de avaliar os efeitos das atividades das empresas sobre a sociedade, seja ela ambiental, humana e de caráter ético.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de funções administrativas
De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Fayol criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis funções distintas:
1. Técnica (produção, manufatura)
2. Comercial (compra, venda,troca)
3. Financeira (procura e utilização de capital)
4. Segurança (proteção da propriedade e das pessoas)
5. Contabilidade (registro de estoques, balanços, custos,estatísticas)
6. Administração (planejamento, organização, comando, coordenação e controle)
Fayol sugeriu que a função administrativa era mais importante de todas e definiu cada um de seus componentes da seguinte maneira:
Planejamento: consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
Organização: consiste em montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
Comando: consiste em manter o pessoal em atividade em toda a empresa
.Coordenação: consiste em reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.
Controle: consiste em cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.
* Teórico que desenvolveu
Fayol foi o pioneiro no reconhecimento de que a administração deveria ser vista como uma função separada das demais. O maior impacto dessa idéia está na identificação do trabalho dos gerentes como sendo distinto das operações técnicas da empresa. Ao apontar essa distinção, Fayol ajudou a tornar mais nítido o papel dos executivos - os administradores de nível mais alto na hierarquia da organização.
* Principais mudanças ao longo do tempo
Com a expansão da atividade industrial e o crescimento no número e no tamanho das organizações, surgiu a necessidade de administrá-las com sucesso. Alguns autores perceberam essa necessidade e trabalharam no sentido de desenvolver
uma teoria da administração geral. Essa teoria deveria enfatizar os aspectos mais
importantes na administração global de uma grande empresa e ao mesmo tempo orientar o trabalho dos executivos de primeiro nível e dos gerentes intermediários. Foi esse esforço que resultou na definição da administração que é vista na atualidade. Nessa definição, administrar é um processo de tomar decisões de planejamento, organização e assim por diante. Essa definição permite classificar outros conceitos, como estratégia, por exemplo, dentro de um esquema geral. É uma definição simples, mas poderosa, que permite praticar a administração de forma lógica.
Fayol foi pioneiro na proposição dessa definição. Desde Fayol até a atualidade há pelo menos quatro versões principais da definição do processo de administrar:
...