O Comportamento Organizacional
Por: khuigjhyf2207 • 27/4/2017 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Comportamento Organizacional
A principal função do comportamento organizacional é investigar o impacto que indivíduos e grupos têm sobre o comportamento das organizações, objetivando utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia dentro da organização.
O comportamento organizacional enfoca alguns temas como: Atitude e satisfação no trabalho, Emoções e sentimentos, Personalidade e valores e Conceitos básicos de motivação. É importante ressaltar que o estudo desses temas abriram caminhos para a ReAdministração.
A atitude no ambiente profissional é um fator importante e somatório, pois são avaliações favoráveis ou desfavoráveis em relação a pessoas, objetos, ou eventos e sinaliza eventuais problemas e comportamentos. Atitudes positivas geram níveis baixos de rotatividade, absenteísmo e comportamentos desviantes. Dessa forma, as organizações devem tomar medidas que gerem atitudes positivas e um ambiente de trabalho agradável, que resultará na melhoria e eficácia organizacional.
Outra abordagem é o uso de Emoções e sentimentos, tópicos parecidos, mas diferentes já que são áreas que o comportamento organizacional não dava muita importância, pois uma instituição bem administrada não permitia que os funcionários se expressassem emocionalmente. Emoção e sentimento são abrangentes de afeto, a diferença é que um contém expressões afetivas redirecionadas para algo ou alguém, no entanto o outro contém estados afetivos menos intensos e mais duradouros. Tais auxiliam no senso crítico, tomada de decisões e soluções de problemas quando positivos.
As atitudes no trabalho estão voltadas para Personalidade e Valores, pois são determinantes de comportamento. A personalidade nada mais é do que um conjunto de características que define como um indivíduo reage ou interage com determinadas pessoas e situações, os valores são características de uma determinada pessoa ou organização, que define seu comportamento com o meio. Os dois temas são importantes na decisão de contração e estabelecem uma base para a compreensão de atitudes, percepção e motivação, por isso há uma preocupação de uma adequação das pessoas ao trabalho.
Para finalizar e não menos importante, temos a Motivação e seus conceitos básicos que abrangem intensidade, direção e persistência esses elementos são responsáveis pelos esforços que uma pessoa faz para alcançar determinada meta. É importante que as organizações mantenham seus funcionários motivados, pois entrarão em um estado de tesão e para a aliviar empregam esforços, levando-os a satisfação de necessidades. As necessidades impulsionam e influenciam os atos e pensamentos e leva as empresas a criarem benefícios e recompensas que contribuam no efeito motivador do funcionário, essas podem ser vinculadas através de programas como planos de saúde, de remuneração, de participação e etc... Pois permitem que os funcionários se sintam confortáveis e privilegiados, um exemplo é minha mãe que trabalha em uma empresa de sementes, a organização disponibiliza planos de saúde e odontológicos que a deixa satisfeita e acaba sendo um motivo para que ela não deixe a empresa, já que beneficia toda a família.
...