O Comportamento Organizacional
Por: rafaelli • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 191 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução................................................................................................................................3
1.1 ETAPA Nº 1 Comportamento Organizacional.....................................................................4
1.2 Visão Sistêmica.....................................................................................................................4
1.3 Mudança................................................................................................................................6
2 ETAPA Nº 2 Inovação e as Organizações...............................................................................7
2.1 O indivíduo...........................................................................................................................7
2.2 Personalidade e Motivação...................................................................................................8
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................9
1 Introdução
A compreensão do comportamento do indivíduo e dos grupos no desempenho e estrutura das organizações denomina-se como estudo do Comportamento Organizacional.
Para uma organização sempre ser eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem deixar de ver o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione corretamente.
Nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, encontramos poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
A visão sistêmica é de extrema importância, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo e o crescimento das organizações.
1.1 ETAPA Nº 1 Comportamento Organizacional / Visão Sistêmica / Mudança
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações estão diretamente ligadas às pessoas, é a união dos indivíduos que fazem com que uma produção tenha desempenho constante e de qualidade.
O comportamento organizacional busca o funcionamento de dois lados, a da organização e do indivíduo, obtendo um bom relacionamento entre os grupos e a motivação, gerando produtividade e crescimento para ambas as partes.
O Comportamento Organizacional se trata de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos que provém de várias outras ciências sociais, que são a psicologia, que ajuda os praticantes de CO a compreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos; nela também tem a ciência psicossocial que consiste em teorias que explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, de stress no trabalho e a avaliação de desempenho. Já a sociologia, afeta o CO especialmente no nível macro, o ambiente organizacional, a tecnologia, a estrutura, o conflito e a mudança. Com a antropologia, contribui para uma análise cultural de um conflito. E com a ciência política contribui especialmente para uma melhor compreensão do poder; de como este se distribui na organização.
1.2 VISÃO SISTÊMICA
Na estrutura organizacional é fundamental analisar a visão sistêmica e para que esta funcione de maneira sempre satisfatória.
Atualmente existe a necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais, adequando-as às rápidas transformações no mercado causadas pela globalização. Para acompanhar essa velocidade, as organizações devem ser cada vez mais flexíveis, sempre revisando seus processos. Para que se tenha sucesso nessa revisão, é imprescindível a visão e o conhecimento da empresa como um todo, o que permite a identificação dos diversos sistemas e subsistemas da instituição, bem como a respectiva interdependência e inter-relação entre eles.
Pensamento Sistêmico ou Visão sistêmica pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo, capaz de orientar a sociedade, a educação, a ciência e a tecnologia num novo ideal de mundo. Em outras palavras pode-se dizer que visão sistêmica foi concebida pela humanidade para mudar o paradigma em que todos viviam.
Esse sistema foi surgindo a partir da nossa necessidade de resolver problemas dentro do cotidiano. Problemas que são resolvidos por partes, mas que não perdem a visão do todo, pois existem problemas que devido ao seu grau de complexidade fica muito difícil de entender e resolver.
O ser humano é um sistema, formado de vários subsistemas, e a interdependência é acentuada, pois ao passo que ocorra uma lesão em uma parte do subsistema, poderá ocasionar o não funcionamento do sistema geral.
Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.
A visão sistêmica é isso, é a visão de um todo, não envolve simplesmente um ponto, é a análise geral de uma organização, tanto a estrutura, quanto as pessoas que dela fazem parte. Para ser analisado o comportamento de uma organização e os indivíduos nela inclusos devemos analisar o objetivo do sistema.
O pensamento sistêmico é global, é a percepção de um todo. Os problemas até podem ser analisados isoladamente, mas são problemas sistêmicos, estão inter-relacionados, interligados.
Quanto à questão da mudança temos que ter em mente que ela está presente em tudo que nos cerca, é da natureza humana mudar, buscar o novo.
É preciso saber que dentro desse contexto existem dois tipos de sistemas:
Sistemas Aberto – O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, assim mudando seus mercados, produtos, técnicas, e estruturas. O sistema aberto tem capacidade de
...