O Conceito De Empresa
Dissertações: O Conceito De Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gehkahbruno • 15/9/2014 • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 349 Visualizações
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
CAPÍTULO 4
O ambiente representa todo o universo que envolve a empresa, é tudo aquilo que está situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que é constituída de outras empresas e organizações, fornecedores, clientes, concorrentes, agências reguladoras, entre outras. As empresas não vivem isoladas, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. É do ambiente que as empresas obtêm recursos e informações necessários para a subsistência e o funcionamento, que estão sempre passando por intensas mudanças e transformações.
As empresas são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente às mutáveis circunstâncias ambientais, a fim de alcançar objetivos.
Características das empresas bem-sucedidas:
• São lucrativas;
• Alcançam longevidade;
• São saudáveis;
• São inovadoras;
• São flexíveis;
• São admirados;
• Têm identidade própria;
• São os melhores lugares para se trabalhar;
• Produzem retorno para todos os Stakeholders.
MAPEAMENTO AMBIENTAL
O ambiente é um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e mutáveis, difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade. A empresa necessita constantemente mapear seu espaço ambiental. O mapeamento ambiental se esbarra em três dificuldades: seleção ambiental, percepção ambiental e os limites da empresa.
• Seleção Ambiental
As empresas não conseguem absorver e compreender todas as condições variáveis e mutáveis de uma só vez, pelo fato de algumas delas estão sujeitas a várias influências que as empresas não podem sequer visualizar, entender, prever ou controlar. As empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior apenas naquelas partes escolhidas e selecionadas desse enorme conjunto. Esse reducionismo permite compreender uma pequena amostra do ambiente capaz de ser interpretada pela empresa.
• Percepção Ambiental
As empresas percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações. Um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diretamente por duas ou mais empresas. A percepção ambiental depende muito daquilo que cada empresa considera relevante no seu ambiente.
Consonância e Dissonância
Existe consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Com isso, seu comportamento está de acordo com suas presunções. Para manter a consonância com o ambiente e coerência com seu comportamento, as empresas adotam como informação de referência o resultado da elaboração lógica de outras informações anteriores tomadas como reais e verdadeiras. Se a comparação revela algum forte desvio ou incoerência, a empresa tende a restabelecer o equilíbrio desfeito, seja modificando suas crenças anteriores ou desacreditando na nova informação recebida.
Limites ou Fronteiras
Os limites ou fronteiras entre a empresa e ambiente podem ser definidos em termos de espaço (prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos), em termos de tempo (horário de trabalho, turnos de atividade), em termos de valores e atitudes de seus empregados (quando eles se identificam com as regras e regulamentos internos da empresa), em termos legais (o que é propriedade da empresa e o que não é), em termos fiscais (o que é definido como “território” da empresa e o que não é), como também podem ser definidos por meio de uma infinidade de outras abordagens diferentes.
AMBIENTE GERAL
As empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. O ambiente geral, que é comum a todas em empresas e as influencia de maneira genérica e o ambiente de tarefa, que é ambiente de tarefa, que é o ambiente específico e imediato de cada empresa.
Variáveis do Ambiente Geral
O ambiente geral é constituído por um conjunto complexo de variáveis que atuam de maneira dinâmica e interativa formando um campo de forças.
1. Variáveis Tecnológicas: A tecnologia envolve a soma total dos conhecimentos acumulados a respeito de como fazer as coisas: incluem invenções, técnicas, aplicações, patentes, desenvolvimento, entre outros.
2. Variáveis Políticas: As variáveis políticas incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país, uma vez que esses fatos repercutirão consideravelmente no comportamento das empresas.
3. Variáveis econômicas: Em nível nacional, as variáveis econômicas podem ser permanentes
...