O Conceitos e abordagens sobre marketing
Por: JOSÉ RODRIGUES • 27/1/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 5.598 Palavras (23 Páginas) • 466 Visualizações
MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I
Prof. Valter de Arruda Rito Filho
Texto 1 – Aula 1
1. Conceitos e abordagens sobre marketing
Etimologicamente marketing é uma palavra inglesa, do século XVI emergente do verbo to Market, em sentido de negócio ou mercado. Que também deriva da palavra grega mercate que era o ato de comercializar na antiga Roma.
O marketing só criou força no século passado, e o local não poderia ser diferente, o “berço” do capitalismo, nos EUA, a maior potência econômica do mundo foi onde se desenvolveu pioneiramente o marketing.
Marketing no Brasil
Mas no Brasil, começaram a apresentar os primeiros conceitos em 1954, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas com parceria da USP e mais tarde o que hoje é a ESPM, onde usaram o termo “mercadologia”. Aprofundando-se assim em meados dos anos 90 os conceitos de marketing em suas disciplinas como um marco histórico no Brasil.
Assim o marketing tomou suas proporções e vem crescendo com o passar do tempo e a modernidade brasileira, onde cada vez mais encontramos uma maior quantidade de profissionais da área dirigindo empresas em quaisquer segmentos, seja no ramo alimentício, roupas, eletrodomésticos, telefonia e etc.
Muitas pessoas questionam se Administração Mercadológica é a mesma coisa que Marketing. Bem, pode-se dizer que sim, pois como marketing é uma palavra estrangeira, que se traduzirmos para o português temos: market = mercado e a terminologia “ing” coloca a palavra no infinitivo, significando, agir no mercado.
Daí a Escola de Administração de São Paulo adotou o nome mercadológica para o marketing, gerando assim a Administração Mercadológica.
Origem do Marketing
Sua origem encontrou, no entanto um pequeno problema de conceituação para o português. E diversas formas foram tentadas para traduzir a palavra como: comercialização, promoção de vendas, merchandising, técnicas de conquistar mercados etc. Portanto, comercialização e mercadologia foram os mais adequados por todos os autores e pensadores.
Mercadologia é o conjunto de atividades, que visam servir adequadamente ao mercado a que seus produtos se destinam, operando lucrativamente, e reagindo flexivelmente à competição, com o propósito de conquistar a maior parte possível do consumidor.
Grecco, Constantino. Administração Mercadológica.
Já a comercialização visa tornar comercializáveis os produtos da empresa.
Então tanto a mercadologia quanto a comercialização fazem parte do marketing. A primeira está ligada à técnicas de promoção de vendas em massa, a segunda, são as abordagens do merchandising, as técnicas no ponto de vendas dos produtos.
O Marketing não se limita apenas a um setor específico de uma empresa, mas, representa assim a técnica que coordena e acompanha todas as atividades comerciais da empresa, desde a sua criação a comercialização final de seus produtos.
A função do marketing é planejar todas as atividades necessárias, para conhecer o mercado e suas oportunidades (pesquisas), planejar o produto a ser fabricado e distribuído, estudar o consumidor final bem como os meios de conservá-lo e providenciar o desenvolvimento constante da empresa.
(ibidem)
Administração é o ato de analisar, planejar, organizar, executar e controlar as estratégias e ações das empresas. Então Administração Mercadológica consistem em gerenciar as estratégias de marketing das empresas visando assim uma melhor competitividade na prestação de produtos e serviços aos clientes.
Então para iniciar, devemos conceituar marketing, mas não ao pé da letra, e sim em sua principal objetividade e suas áreas de atuação.
Muitas pessoas confundem marketing com propaganda. Ou até julgando o marketing como um meio ilícito, com um tom pejorativo, como uma forma de enganação aos clientes, principalmente quando falamos em vendas. Quantas vezes nós vimos o comentário: ah, isso foi jogada de marketing! Ou: Esse negócio não presta, é só jogada de marketing para vender. E até muitas pessoas famosas e estudiosas confundem essas conceitos.
Mas Marketing vai além de apenas a propaganda ou a publicidade. Ambas, estão inseridas no marketing, faz parte de um composto do conceito, apenas uma parte do iceberg do marketing.
- A propaganda: é quando a empresa divulga seus produtos e serviços nos meios de comunicação em massa. Quando fala-se de si mesmo para os outros. Divulgação direta com o cliente. Ex.: é quando eu pago para um jornal para falar de mim, ou minha empresa. Anúncios de televisão, rádio, jornal. Ação pode ser duvidosa!
- A publicidade: é quando seus produtos e serviços viram notícias. Quando os outros falam por você ou sua empresa. Palestra, Relações Públicas, seminários, Assessoria de imprensa. Gera credibilidade!
Exemplo: O governo Brasileiro faz uma campanha na TV para divulgar e promover a idéia da utilização de preservativos no combate a AIDS. Isso é propaganda. Se nessa mesma campanha fosse divulgada alguma marca de fabricante de preservativos, isso seria publicidade.
Então podemos trazer alguns autores que definem de forma abrangente o real significado do marketing:
Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
Em outras palavras, marketing é a estratégia para satisfazer a demanda e a procura, desejos e necessidades dos clientes, com o objetivo de gerar valor em suas compras e vantagem competitiva para as organizações proporcionando assim aos clientes satisfação e confiança no produto que compra.
Marketing é simplesmente a arte de encantar clientes. Seja na concepção do produto/serviço em si, seja no preço, seja na equipe de vendas, no pós-venda, nas campanhas publicitárias, nos processos... Em quaisquer das variáveis envolvidas ou, melhor ainda, na combinação de todas elas, marketing é simplesmente a arte de encantar clientes.
...