O Conhecimento Filosófico na Arquitectura e Urbanismo
Por: Irann Bila • 29/3/2017 • Relatório de pesquisa • 308 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
ISCTEM
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
Curso: Arquitectura e Urbanismo
Nível: 1º Ano
Conhecimento Filosófico
Conhecimento Filosófico
Elementos do grupo:
Alberto Sengo
Arley Bazar
Gilson Amaral
Iran Bila
Justina Ramos
Marco Serra
Marla Gomes
Rodney Cruz
Umeid Costa
[pic 1]
Maputo, 2017
INDICE
INTRODUÇÃO
O seguinte relatório tem em perspetiva demonstrar a importância do conhecimento filosófico, o seu objetivo e as suas características. Com isso, são apresentados os pontos essenciais e observou-se que este conhecimento dispensa a necessidade da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo não apresentam carácter material.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano refletir sobre questões subjetivas e materiais, como os conceitos e ideias.
Mesmo sendo racional, o conhecimento filosófico
O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a razão como base. Esse conhecimento usa o questionamento e o pensamento como base, ele é um conhecimento do dia-a-dia, mas ao contrário do conhecimento vulgar ou empírico, o conhecimento filosófico se preocupa em que6stionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido.
Esse conhecimento é racional e não se baseia em experimentações, que é o caso do conhecimento científico. O conhecimento filosófico não se preocupa em verificar se as conclusões tiradas são válidas cientificamente. Esse conhecimento está em busca de conclusões sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência.
O objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, elas são raciocinadas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. A proposta do conhecimento filosófico é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade. Esse conhecimento questiona o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.
CONCLUSÃO
Com o seguinte relatório concluiu-se que objeto de análise deste conhecimento são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.
...