O Contexto Empresarial
Artigo: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabelejosimar • 19/3/2014 • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 187 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1.Conceito das funções administrativas 4
2.1.1.Patrimônio 4
2.1.1.1.Fontes de recursos..........................................................................................5
2.1.1.1.Analise de mercado..........................................................................................5
2.1.1.1.1.1.Demanda, oferta e equilibrio de mercado................................................. 5
2.1.1.1.1.1.1.Estruturas de mercado........................................................................6
2.1.1.1.1.1.1 Contabilidade.........................................................................................7
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O processo administrativo envolve diferentes momentos da ação do indivíduo em busca de uma melhor oferta, assim observamos a complexidade desse processo e a partir dessa compreensão sugerir alternativas para seu aperfeiçoamento. Compreender a extrema importância empresarial, nesse contexto, destaca-se ainda mais a importância da informação para o processo decisório. As organizações devem ser vistas como centros da sociedade, pois são elas que movimentam a economia e a vida das pessoas, tendo assim total influência sobre a humanidade. Os indivíduos tomam diferentes decisões a todo momento, que na maioria das vezes podem ter diferentes graus de importância, através desse fato as decisões no contexto empresarial possuem um grande impacto nas organizações, uma decisão errada pode trazer sérias consequências para as organizações e muitas vezes não ter soluções em determinadas situações. A tomada de decisão faz toda a diferença para na obtenção de resultados dentro de uma organização.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas estão relacionadas com o processo de gerenciamento. PLANEJAMENTO: Essa é uma das principais funções à ser utilizada dentro de uma empresa. Por meio dela a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e previsões futuras. ORGANIZAÇÃO: reuni todos os recursos necessários para um objetivo, ou seja uma estrutura para atingir suas metas. DIREÇÃO: É o primeiro passo para que o objetivo seja atingido. CONTROLE: Serve para comparar se o objetivo está sendo feito como planejado.
• TEÓRICO HANRY FAYOL
Henry Fayol era francês, nascido em Constantinopla em 1841. Fayol era engenheiro, pós sua formação começou a trabalhar em uma empresa metalúrgica e exerceu sua profissão, e após um tempo assumiu a gerencia geral da empresa, sua administração foi muito bem sucedida. Assim ele desenvolveu uma visão geral da administração e suas funções.
• Quando Fayol criou as funções tinha-se necessidade em diferenciar as funções operacionais e de gestão, através dessa necessidade a administração ficou reconhecida como profissão. Atualmente as funções ainda são utilizadas pelos gestores pois através delas tem-se um impacto fundamental nos resultados da organização.
2.1.1 PATRIMONIO
O patrimônio é muito utilizado pela contabilidade, e foi proposto pelo patrimonialismo, um estado que não possui separação entre poder público e privado, e pelo Neopatrimonialismo, o qual tudo se transforma, tudo se organiza ou seja, ocorre uma interação. Patrimônio é o conjunto de direitos sob determinada coisa com valor pecuniário, ele é único e não pode ser desmembrado. Não existe mais de um patrimônio por pessoa, isso ocorre porque cada pessoa divide sua massa patrimonial, sem que possa ser visada pelos credores em geral. Podemos dizer que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. A imagem abaixo representa alguns exemplos de patrimônio.
2.1.1.1 FONTES DE RECURSOS
As fontes de recursos são constituídas por determinados agrupamentos de natureza de receitas, atendendo a uma regra de destinação legal e indicam as despesas orçamentárias.
a) Capital social; é a parcela do patrimonio liquido de uma empresa ou entidade criadas através de investimentos em forma de ações ou quotas, a qual abrange as parcelas dos acionistas e os valores realizados pela empresa.
b) Capital de tercero: É a soma do passivo ciculante e do passivo exigível à longo prazo.
2.1.1.1.1 ANALISE DE MERCADO
Seu objetivo é descobrir a melhor maneira para que o seu projeto se concretize. E para que seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, assim diminuirá o número de riscos. Ela faz com que o empresário conheça o seu próprio produto. Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda, ou seja, os clientes que gostam da sua empresa repassam a opinião positiva e reforçam a marca. A análise de mercado traz benefícios e deixa a marca, um passo a frente da concorrência.
2.1.1.1.1.1. DEMANDA OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO
A demanda pode ser definida como a quantidade de um determinado produto que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Essa procura depende de vários fatores que influenciam a escolha do consumidor. Como por exemplo: o preço, o preço dos outros produtos, a renda do consumidor, também o gosto ou preferência do individuo. A relação entre quantidade e preço procurada pode ser representada por uma escala de procura, como vimos no exemplo abaixo:
...