O Contexto Empresarial
Trabalho Universitário: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elarizasantiago • 9/4/2014 • 939 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução......................................................................................................03
2. Desenvolvimento...........................................................................................04
Conceitos de Funções Administrativas.....................................................04
Conceito de Patrimônio ..............................................................................04
Fontes (origens) de Recursos ...................................................................05
Análises de Mercado ...................................................................................05
Demanda Oferta e Equilíbrio de Mercado .................................................05
Estruturas de Mercado ................................................................................05
Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social ..............................................................................06
3. Conclusão......................................................................................................07
4. Bibliografia.....................................................................................................08
1. INTRODUÇAO
O objetivo desse trabalho é trazer uma abordagem que auxilia os empresários nas soluções de problemas e ajudar a compreender esse novo cenário empresarial atual, mostrando assim uma proposta de administração que possam manter-se diante às dificuldades encontradas, utilizando recursos viáveis a sua realidade.
2. DESEMVOLVIMENTO
Conceitos de Funções Administrativas
Um dos primeiros teóricos da administração foi Taylor, um engenheiro, que se preocupou em estudar os tempos e movimentos padronizando aos movimentos dos operários na linha de produção.
Com os estudos desses teóricos trouxeram aumento na produtividade, também gerou criticas por tentar reduzir o homem a um simples apêndice da maquina. A preocupação era produzir mais e mais, eliminando as interferências, onde o autoritarismo prevalecia na supervisão das tarefas.
A teoria da burocracia de Max Weber trouxe muitas contribuições para a organizações, vem justamente do formalismo excessivo onde tudo que foge das normas não e levado em consideração.
As questões que levaram a Fayol a definir as funções administrativas que são utilizados ate hoje: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas.
Conceito patrimônio
A estrutura patrimonial dos bens e direitos representam a utilização dos recursos da entidade que foram obtidos das fontes próprias e externas. As definições para patrimônio : Herança paterna. Bens de família. Mas adiante define como direito: Complexo de bens, materiais ou não, direito. ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica.
Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000,p.36) e o conjunto de riquezas de propriedades de alguém.
Ludícibus (2004,p.189), ao falar sobre patrimônio liquido, cita diversas formas de abordagens: teoria do proprietário; teoria da entidade; teoria do acionista ordinário; teoria de fundo; teoria do comando e teoria empreendimento.
A parte positiva do patrimônio, por convenção, será demonstrada do lado esquerdo e a parte negativa, do lado direito.
Segundo Saldini (2002, p.17) podemos dizer que os bens e os direitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a empresa, e a obrigações, por se tratarem de dívidas, fazem com que esses recursos diminuam.
Fontes (origens) de Recursos
A totalidade dos fundos obtidos pelas empresas, de terceiros ou de seus titulares, foi aplicada na aquisição dos bens e direitos necessários à sua atividade econômica. Recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam o capital próprio, e as externas, os capitais de terceiros.
Capital de terceiros são valores recebidos por vendas a prazo ou valores de propriedades da empresa que se encontra em posse de terceiros, como: empréstimos a empregados, duplicatas a receber, aplicações financeiras, investimentos no banco.
O patrimônio líquido é na verdade, o capital que o sócios aplicam ou aplicaram no negócio, acrescentado de lucros ou diminuído dos prejuízos que se acumulam ao longo da vida da empresa ou entidade.
Analise de mercado
Levando-se em conta que a venda esta ligada diretamente ao produto, não há como aumentar em nível de renda de uma sociedade
...